O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, Laerte Carlos Augusto, recebeu no mês de outubro a visita de Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara dos Deputados, quatro vezes Ministro de Estado (Ministro da Articulação Política, Ministro do Esporte, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministro da Defesa).
“Aldo Rebelo, considerado um dos 100 homens públicos mais influentes do país, é um profundo conhecedor do Brasil. Desde a fundação do Sindicato dos Servidores, há 31 anos, é a primeira vez que a nossa entidade recebe a visita de uma personalidade política que já ocupou os postos mais importantes do país, incluindo a passagem pela Presidência da República”, diz em nota a entidade.
Falso Conflito entre Estado e Mercado
Com convicções firmes e apartidária, Aldo Rebelo defendeu que para enfrentar a grave crise financeira, fiscal e social o país precisa dar fim ao que chamou de “falso conflito entre mercado e Estado”.
“O primeiro passo para se criar um ambiente favorável aos investimentos privados é valorizar e fortalecer o serviço público e os nossos servidores. A China não conhece esse conflito entre mercado e estado. Talvez seja a principal economia estatal do mundo, e a economia de mercado mais dinâmica do mundo”, argumentou.
“As deficiências e a falta de valorização do serviço público cobram o preço em todas as esferas da vida. Não há, portanto, possibilidade de fortalecer a economia, gerar empregos e recuperar a economia do país, sem investimentos e valorização do serviço público”, enfatizou o jornalista e ex-ministro Aldo Rebelo, durante a visita ao Sindicato.
Liberdade e Autonomia Sindical
Aldo Rebelo é um profundo defensor da luta dos trabalhadores e do respeito à liberdade e a autonomia sindical. “Não vejo nenhuma razão para receio em relação ao papel dos sindicatos. Os sindicatos cumprem uma dupla missão: defender os trabalhadores e ajudar a construir uma sociedade melhor”.
Para o ex-ministro, o movimento sindical com independência, liberdade e autonomia é fundamental para uma sociedade democrática. “Algumas pessoas e algumas corporações precisam aprender a conviver com opiniões diferentes, numa sociedade complexa e desequilibrada. O sindicalismo não precisa de tutela, nem de tutores. Como a maioria dos brasileiros, os companheiros que estão à frente da luta sindical buscam um país melhor, mais justo, mais honesto, mais desenvolvido”.
Amizade e admiração mútua
Participaram do encontro com Aldo Rebelo alguns veículos de imprensa e diretores do Sindicato. Laerte Carlos Augusto, presidente do Sindicato dos Servidores destacou a importância da visita:
“Aldo Rebelo é uma personalidade pública que esteve à frente da Câmara dos Deputados e de Ministérios estratégicos, como o da Defesa, nos momentos mais tensos e decisivos do país. Em sua gestão na Câmara dos Deputados, vimos a redução do recesso parlamentar de 90 para 55 dias, a proibição da contratação de parentes de deputados em cargos de confiança, o fim do pagamento extra para as sessões extraordinárias e a demissão de mais de 1.100 ocupantes de cargos de livre nomeação. Todas medidas extremamente moralizadoras que deveriam servir de exemplo para outros governantes que até hoje insistem em burlar a regra do concurso público”.
Ainda segundo Laerte Augusto, “nos ministérios em que Aldo esteve à frente, a marca de sua gestão sempre foi o diálogo, a ponderação e o equilíbrio – postura que faz dele um dos homens públicos mais influentes do País”.
O presidente do Sindicato conclui afirmando que “os servidores municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis agradecem a visita recebida e valorizam essa amizade e admiração mútua com um dos homens públicos mais influentes do País”.