Levar orientação sobre Retinopatia Diabética (RD) e realizar procedimentos médicos especializados gratuitamente é um dos principais objetivos da sétima edição do Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes, que acontece neste sábado, 9 de novembro, às dez horas, na Esplanada do Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral n° 370, no Centro Histórico de Ribeirão Preto.
A campanha é destinada, principalmente, para pessoas com diagnóstico de diabetes, especialmente as mais carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pela doença (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Além da conscientização, serão realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, exame do pédiabético, avaliação renal e da pressão arterial e cuidados paliativos.
Neste ano, além do diabetes, o mutirão também terá atendimentos focados em nefrologia, endocrinologia, vascular e saúde da mulher. Os casos graves que necessitam de laser ou cirurgia serão encaminhados diretamente para a rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente no evento fazendo o encaminhamento e agendamento desses casos diretamente.
“É um serviço gratuito de educação e orientação para o diagnóstico de diabetes e suas possíveis complicações. Esse ano nossa previsão é atender cerca de duas mil pessoas”, afirma a coordenadora do evento, doutora Francyne Veiga Reis Cyrino. Ao fim da triagem, todos as pessoas que passarem pelo Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes vão receber uma cartilha com orientações sobre retinopatia diabética, cuidados gerais da diabetes e orientações de seguimento.
“As senhas para atendimento serão distribuídas das oito às 12 horas. E uma novidade é que teremos outras especialidades como cardiovascular e endócrino”, conta. Após o atendimento, além da cartilha de orientação, os pacientes receberão um prontuário médico para acompanhamento. Os casos mais graves e que necessitavam de atendimento continuado foram encaminhados, por agendamento, para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participa do evento. O mutirão faz parte da Campanha Mundial da Diabetes, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), e visa atender a população de forma gratuita. A previsão é que sejam atendidas cerca de duas mil pessoas.
Com o oferecimento de atendimento médico especializado e gratuito, o objetivo do Mutirão é orientar, conscientizar e mobilizar a população sobre as principais complicações associadas ao diabetes, com a intenção de diminuir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos.
Diabetes é uma doença silenciosa e devastadora, que atinge milhões de pessoas. O mutirão foi criado em 2012 e já atendeu mais de três mil pessoas de toda a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Com a presença de 20 médicos especialistas e, aproximadamente, 50 estudantes de medicina e enfermagem, a meta é atender duas mil pessoas este ano para fazer a triagem de retinopatia diabética.
No ano passado, 1.330 pessoas realizaram testes de glicemia e pressão e 330 diabéticas passaram pelo circuito com consultas, exames e orientações. Trinta não sabiam ser portadoras da doença, um número expressivo. Todos os resultados dos exames realizados no mutirão serão entregues na hora pelos especialistas. Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas através da página: https://www.facebook.com/mutiraododiabetesrp/.
O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que estará presente no evento, faz um convite à população. “Eu amo Ribeirão Preto desde os 10 anos de idade. Eu estarei presente no mutirão e venho fazer um convite para que todos participem deste evento, que é um evento para o bem e do bem”, diz.
“É um evento coordenado de forma voluntária e sem fins lucrativos pela doutora Francyne Veiga Reis Cyrino que é especialista em retina. Eu, por exemplo, tive deslocamento da retina do olho direito e o perdi totalmente devido ao diabetes. É um trabalho que visa atender a população de forma totalmente gratuita e convido todos a aproveitar essa oportunidade de se examinarem para prevenir as complicações causadas pelo diabetes”.