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Dada a largada: viaduto vai interligar Av. Brasil à Mogiana

JF PIMENTA/ARQUIVO

A prefeitura de Ribeirão Preto dará início a mais uma etapa do Programa Ribeirão Mobilidade, a 12ª do pacote de 27 obras previstas. Na manhã desta terça-feira, 5 de novem­bro, o prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) assinou a ordem de serviço autorizando a Contersolo – Construtora de Obras – a começar a cons­trução do viaduto que ligará diretamente a avenida Brasil à avenida Mogiana, na Zona Norte da cidade.

O edital de homo­logação foi publicado no Diário Oficial do Município dia 8 de outubro. O local é considerado um ponto estratégico de acesso ao futuro Aeroporto Interna­cional Doutor Leite Lopes. A empresa foi contratada por R$ 19,87 milhões – a intervenção estava orçada inicialmente em R$ 24,02 milhões, economia de R$ 4,15%, ou 17,3%. O prazo de execução é de 14 meses.

“Quem sai da Rodovia Anhanguera (SP-330) e entra em Ribeirão Preto pela aveni­da Brasil, passa pelo viaduto da Thomaz Alberto Whately e, de­pois, passa no viaduto da Mo­giana, desce pela avenida Brasil dentro do corredor Saudade. Ou seja, essa intervenção permiti­rá uma ligação direta da região com o Centro da cidade”, explica o prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB).

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, serão im­pactadas diretamente 693.782 usuários do transporte públi­co, beneficiando os morado­res dos bairros Quintino Facci I, Vila Elisa, Campos Elíseos e Centro. A implantação do viaduto também resultará na melhoria do desempenho dos corredores de transporte Nor­te-Sul 1 e 2, facilitando inclu­sive o tráfego de veículos que demandam da região Norte para a área central.

“Este viaduto será colocado no cruzamento de duas grandes avenidas, o que permitirá que a avenida Brasil tenha ligação di­reta com o corredor de ônibus da avenida Saudade, garantin­do uma ligação direta da Zona Norte até o Centro da cidade”, emenda o prefeito.

Ribeirão Mobilidade

O objetivo do programa é oferecer maior qualidade de vida ao cidadão que utiliza o trans­porte coletivo urbano, garantin­do menos tempo dentro do ôni­bus através de mais agilidade e fluidez no trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade.

Ao todo, serão 56 quilôme­tros de corredores de ônibus percorrendo as principais ave­nidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior con­forto a 4.154.118 usuários do transporte público. O inves­timento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recur­sos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Sa­neamento, do governo federal, e R$ 190 milhões do Finan­ciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Já são onze projetos em andamento, considerando as três pontes que já foram entre­gues, a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek (“Estrada das Palmeiras”), as quatro frentes de recape­amento, a recuperação da Estrada do Piripau, na Zona Leste, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, no Jardim Califórnia, na Zona Sul, readequação viária da praça Hélio Smidt, na mes­ma região, prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, no Parque Residencial Cândi­do Portinari, na Zona Leste, o viaduto sobre o córrego Retiro Saudoso e o recapeamento re­alizado na rua Tapajós.

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