Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Artistas de rua querem lei específica para suas atividades

FOTOS: JF PIMENTA


O artista Marcos de Melo, 26 anos, que atua como estátua viva e palhaço em Ribeirão Preto, reclama que a cidade não tem uma legislação específica que ga­ranta direitos e deveres para os chamados “artistas de rua”. Com isso, eles muitas vezes acabam sofrendo in­gerências políticas na apre­sentação de seus trabalhos para a população.

Santos Dumont

Natural de Cajuru, Mar­cos está em Ribeirão Preto desde 2015 e atua na Com­panhia Baobá de Teatro e Es­tátua Viva e no Coletivo Fora da Lona que tem sua sede na Cerâmica São Luiz, ao lado do Carrefour da Via Norte.

Para tentar resolver o problema, ele e um grupo de artistas participarão na pró­xima quarta-feira (6) de uma audiência pública para dis­cutir a apresentação de um projeto de Lei para os artistas de rua na cidade. A audiência tem como propositor o vere­ador Marcos Papa (Rede) e terá início às 18h30 no plená­rio da Câmara.

Drummond

A necessidade de discutir a questão dos artistas de rua surgiu durante as reuniões que debateram o Programa Ruas Vivas e o projeto pi­loto Nove de Julho Aberta. As reuniões contaram com a participação de represen­tantes de várias categorias. O evento tem o apoio do Movi­mento Ruas Vivas, que é for­mado por coletivos, fórum e projetos, além de represen­tantes da sociedade civil.

Na audiência será discuti­do junto com a categoria, por exemplo, se a atuação dos ar­tistas de rua pode ser abran­gida pela lei que regulamen­tará o Programa Ruas Vivas ou se deve ser disciplinada por uma lei específica, como existe na cidade de São Paulo com bons resultados.

“Os artistas de rua en­contram uma série de difi­culdades hoje em Ribeirão Preto devido à falta de uma legislação para a atuação da categoria. Queremos discutir e elaborar um projeto de Lei em conjunto com eles. Nosso objetivo é eliminar essas difi­culdades com uma legislação que valorize a categoria”, fri­sou o vereador Marcos Papa.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Em meio à elaboração de normas para 2020, TSE recebe movimentos de transparência

Redação 1

Polícia Civil prende 14 em Barretos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com