O violeiro Paulo Freire estará na Área de Convivência do Sesc Ribeirão Preto neste domingo, 3 de novembro, às 16 horas, para o show de lançamento de seu mais recente livro, “Chão – uma aventura violeira”, o nono da carreira. A entrada é franca e livre para o público de todas das idades. Entre 2015 e 2016, Freire percorreu todos os estados brasileiros através do projeto Sonora Brasil, do Departamento Nacional do Sesc.
Foram 120 shows, em mais de 100 cidades, com o amigo Levi Ramiro, apresentando a viola caipira e a viola do sertão mineiro. Durante a viagem, manteve um diário de bordo inspirado no livro “Turista aprendiz”, de Mário de Andrade (1893-1945), contando suas descobertas, reflexões e aprendizados. “Chão – uma aventura violeira” é o resultado deste trabalho.
No show de lançamento do livro, Paulo Freire contará histórias acontecidas em diversas cidades brasileiras sempre ao som de sua viola. O livro não aborda apenas a vida da viola, seus tocadores, sua trajetória de violeiro, com suas alegrias e seus percalços, mas faz uma viagem pelo Brasil desconhecido, passando pelos grotões mais escondidos, contando casos interessantes e mostrando o Brasil que os brasileiros pouco conhecem.
Nessa caminhada de dois anos, de Norte a Sul do país, Paulo Freire conta, por exemplo, a história do Acre, tão desconhecido, passa por cidades onde só ele e Deus chegaram. É um relato cheio de alegria, mesmo quando crítico, um contar histórias em que você pode ouvir o som da sua viola ao fundo.
Quase um guia para brasileiros que possuem alguma curiosidade sobre os lugares mais distantes dos grandes centros, vilas poeirentas, cheias de gente boa, com muito a ensinar, e Paulo, com sua sensibilidade de artista, aprendeu tudo, sempre levando sua música até lá.
Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira.
Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Tibiriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Doutor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477.