Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

‘Finados’ deve levar 130 mil a cemitérios

ALFREDO RISK-ARQUIVO

Os três cemitérios de Ri­beirão Preto e o de Bonfim Paulista devem receber 130 mil pessoas neste sábado, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados. Nos municipais, o público deve crescer 20% em relação ao ano passado. Os lo­cais estarão abertos das seis às 18 horas – os setores adminis­trativos vão funcionar das 7h30 às 17 horas. A prefeitura soli­cita que os vasos com invólu­cros plásticos sejam removidos evitando o acúmulo de água parada e posterior criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Também haverá sanitá­rios químicos e distribuição de água potável, além de ou­tros serviços. No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a expectativa é de um público de 50 mil visitantes – tem cerca de 7.500 jazigos e mais de 132 mil pessoas sepultadas. O de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, aguarda 20 mil visi­tantes – tem cerca de 1.120 tú­mulos com 9.850 corpos.

Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, está preparado para receber 55 mil visitantes – tem cerca de 13 mil jazigos e mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memo­rial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, tem ex­pectativa de receber cinco mil pessoas e vai atender das sete às 18 horas. Haverá missas em todos os cemitérios.

A Empresa e Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e o Consórcio PróUrbano vão disponibilizar linhas especiais de ônibus no Dia de Finados. Os ônibus saem do Centro (termi­nal urbano) e do Cemitério da Saudade com destino ao Bom Pastor. Para o período de pre­parativos, os três cemitérios mu­nicipais funcionam das sete às 18 horas desta sexta-feira, 1º de novembro, Dia de Todos os San­tos. Os visitantes têm o hábito de lavar e pintar as sepulturas.

Muitas são as atividades de­senvolvidas nos cemitérios para acolher os visitantes, e que não se restringem apenas à parte de faxina, pintura e outras provi­dências. A Secretaria Municipal da Saúde colocará um efetivo extra para dar suporte às famí­lias que visitarem os túmulos de parentes. A Secretaria Mu­nicipal da Assistência Social disponibilizará equipes para fiscalização de trabalho infantil e orientação aos visitantes.

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou opera­ções tapa-buracos nas ruas ad­jacentes aos cemitérios, troca de tampas de bueiros e recupe­ração das ruas internas dos ce­mitérios. A Coordenadoria de Limpeza Urbana fica responsá­vel pela colocação de caçambas para o lixo. O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) vai fornecer be­bedouros e a Fiscalização Geral da Secretaria da Fazenda atua­rá junto aos ambulantes.

A Guarda Civil Metropoli­tana (GCM) responde pela vi­gilância interna dos cemitérios, enquanto a Polícia Militar re­aliza o patrulhamento externo dessas localidades. Grande par­te das pessoas não visita apenas parentes que já partiram. Alguns túmulos são descritos como os que recebem mais visitas.

Apesar de receber público menor que o do Bom Pastor, o Cemitério da Saudade tem os mais visitados neste Dia de Finados. Entre eles está o do ra­dialista José Wilson Toni, mor­to em dezembro de 2005, o da Menina Izildinha, o Cruzeiro e a capela. Mas o campeão é o do Menino Zezinho.

Tido como santo para mui­tos, o túmulo do Menino Ze­zinho tem cerca de 300 placas de agradecimentos, oferendas e até objetos a simbolizar gra­ças alcançadas. Ele nasceu em Altinópolis, em 3 de abril de 1938, e morreu em Ribeirão Preto, no dia 22 de novembro de 1947, aos 9 anos. Conta a lenda (ou a crença) que Zezi­nho sofria de elefantíase.

Mas, segundo o registro de óbito do menino, ele sofria de nefrite crônica (inflamação dos rins). Depois da doença, teria tido uma visão com Santo Antônio e passou a benzer pes­soas. Segundo parentes, filas se formavam para receber as bênçãos do menino. Crença e fé que seguem até hoje, mais de 70 anos depois.

Postagens relacionadas

Casal fica ferido em incêndio na zona Sul

Luque

Larga Brasa

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com