A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta terça-feira, 29 de outubro, o projeto de lei de autoria de Marcos Papa (Rede) que inclui, no Calendário de Eventos Oficiais do Município, o “Dia de Ribeirão Preto, Cidade Patrona da Aviação”. A proposta, segundo o autor, tem como objetivo perpetuar a colaboração feita pela cidade para ajudar Alberto Santos Dumont (1873-1932) em suas experiências que resultariam na invenção do avião.
A data será comemorada anualmente em 3 de novembro e as atividades alusivas ao dia poderão ser desenvolvidas e difundidas pelas entidades representativas no município. Em 31 de outubro de 1903, por iniciativa do então prefeito Aureliano de Gusmão, a Câmara de Ribeirão Preto aprovou a doação de um conto de réis para o inventor. O dinheiro serviria para auxiliar a continuação de suas experiências sobre o aproveitamento da dirigibilidade dos balões como meio de transporte.
O repasse foi aprovado por unanimidade e feito em 03 de novembro daquele ano. Aureliano de Gusmão foi o primeiro juiz de Direito da história de Ribeirão Preto. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes – hoje Santos Dumont –, Minas Gerais, em 20 de julho de 1873, e passou a infância na região de Ribeirão Preto, nas fazendas do pai, Henrique Dumont, engenheiro francês e plantador de café. Inventou o 14-Bis, uma “aeronave mais pesada que o ar”. No dia 23 de outubro de 1906, realizou um voo de 60 metros em Paris. É considerado o “Pai da Aviação”.
Sem parecer
A Comissão de Constituição, Justiça e redação (CCJ) da Câmara de Vereadores não emitiu parecer ao projeto de Waldyr Villela (PSD), que obriga as imobiliárias a disponibilizarem um corretor para acompanhar o possível locatário em todas as visitas aos imóveis que ele pretende alugar ou comprar, e a proposta não foi à votação nesta terça-feira, 29 de outubro.