A prefeitura de Ribeirão Preto fez uma contratação emergencial para recuperar o trecho da avenida Doutor Francisco Junqueira, no Jardim América, na Zona Sul, onde parte do muro de arrimo do córrego Retiro Saudoso desabou em 13 de outubro. A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (29), mas o serviço começou na sexta-feira (25).
A Auten Engenharia vai recuperar a encosta por aproximadamente R$ 1,12 milhão. O prazo para conclusão da obra é de 90 dias. Terá de reconstruir o trecho entre a rua Cândido Portinari e avenida Maria de Jesus Condeixa. A intervenção contempla a construção de um novo muro de contenção de concreto de 110 metros de comprimento.
Desde o ocorrido, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), tem trabalhado arduamente para garantir a proteção emergencial do talude e a segurança dos motoristas que passam pelo local.
Foi feita uma cobertura de concreto após a retirada de toda a massa verde e das quatro árvores que estavam em risco de queda em função do deslizamento de parte da lateral do córrego. Apenas uma pista está liberada para o trânsito, entre a rua Cãndido Portinari e avenida Antõnio Diederichsen, no sentido Centro-Bairro.
Agentes de trânsito colocaram cavaletes e faixas para alertar os motoristas, e monitoram o fluxo de veículos. A adutora do Daerp rompeu na manhã do dia 13, um domingo. O volume de água provocou erosão e a queda do muro de contenção. Quatro árvores tombaram no córrego.