O setor supermercadista do estado de São Paulo deverá criar cerca de oito mil vagas temporárias entre o início deste mês de outubro e as festas de dezembro. O número é mais de 30% superior ao do ano passado, quando o segmento abriu cerca de seis mil postos de trabalho, mas é 11% inferior aos nove mil de 2017.
Estima-se que os supermercados paulistas vão reter cerca de 5% do total desta mão de obra para 2020 – cerca de 400 pessoas. A expectativa do setor é fechar este ano com 13,6 mil vagas ocupadas, melhor número desde 2014, quando foram contratadas 14,7 mil pessoas. No ano passado foram onze mil admissões em todo o estado.
No Brasil, a expectativa de contratações para 2019 referente ao varejo alimentar é de 43,7 mil pessoas. O número é o melhor desde 2014, quando foram criadas 67 mil vagas. A projeção para 2020 é fechar o ano com 47 mil empregos gerados.
“Para se ter uma ideia, a expectativa de aumento das vendas para o Natal é de 6% a mais que no ano passado. As vendas no mês de dezembro são 24% maiores quando comparado aos outros meses do ano”, avaliou o economista da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Thiago Berka.
Entre as principais vagas para contratação estão as de repositor de mercadorias, atendentes de loja, operadores de caixa e embaladores. O que chama a atenção nos últimos meses é o crescimento nas contratações de minimercados e hortifrutis, sendo que em alguns meses, o número de empregados superou 430% quando comparados com o mesmo mês em 2018.
Sobre a Apas
A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de quatro mil lojas.
A Regional Ribeirão Preto da Apas foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 31 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região.
Só na metrópole, o setor faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o estado. A Apas possui dez regionais em todo o estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista.
A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.