O colunista social e pastor Edilásio Barra, conhecido como Tutuca, foi nomeado como Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A direção é responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual, que em 2018 investiu cerca de R$ 800 milhões no mercado brasileiro – o principal instrumento de fomento direto do audiovisual no País.
Desde o início do ano, Tutuca tem passado por cargos na área da cultura do governo federal. Segundo a Coluna do Estadão, ele é aliado do deputado federal Éder Mauro (PSD-PA), por sua vez próximo do presidente Jair Bolsonaro.
Tutuca comandou um programa de TV chamado VIP, na RedeTV!, que lhe rendeu o apelido de “Amaury Jr. carioca”, e também é fundador da Igreja Continental do Amor de Jesus, no Rio. Ele estava ocupando a cadeira de diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais da Secretaria Especial de Cultura, e agora mudou de cargo.
Segundo a Ancine, entre suas novas atribuições, estão a operação das chamadas públicas do Fundo Setorial, aumentar a competitividade da indústria, promover a sustentabilidade própria do setor e promover a articulação dos vários elos da cadeia produtiva do audiovisual.