A Secretaria Municipal da Cultura e Circuito Cultural Paulista convidam para apresentação de dança nesta quinta-feira, 17 de outubro, às 17 horas, na praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, com o grupo 4Funk Crew. A Intervenção “Funk-se” tem como objetivo levar ao público um pouco do universo funk e das danças urbanas.
“Funk-se” traz a ideia de deixar e permitir sentir toda a energia positiva que o gênero musical funk e as danças funk styles transmitem aos que ouvem, assistem ou dançam. Composta por três pocket shows (coreografias) e três interações com o público, a intervenção irá demonstrar e ensinar passos e danças sociais realizadas nas décadas de 1960, 70, 80 e 1990.
No programa o melhor da música funk, com canções de James Brown, Kool & the Gang, Aretha Franklin, KC and the Sunshine Band, The Gap Band, The Bar-Kays, Chic, entre outros. A produção é da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto. A direção é de João Pedro Campos Moura Duarte e Diego Henrique da Silva.
Eles estarão na Praça XV ao lado de Jefferson Costa, Fernanda Nogueira, Rafaella Alves e Marcus Vinicius Caetano. O grupo 4Funk Crew foi fundado em Ribeirão Preto, em novembro de 2016, por quatro dançarinos funk styles. Surgiu com o objetivo de estudar e praticar os estilos de dança popping e locking.
Hoje é composta por dez dançarinos experientes devido a vivências anteriores na cena da cultura hip-hop. O grupo tem como base a linha de estudo funk style, nome utilizado para definir as danças de rua criadas em cima do gênero musical funk, mais especificamente as street dances criadas na Costa Oeste dos Estados Unidos da América, entre o fim dos anos 1960 e 70.
O 4Funk aprofunda seus estudos e práticas nas danças popping e locking, tendo também vertentes de outras danças urbanas como o hip-hop dance. O objetivo do grupo é a interação e difusão dessas danças na sociedade por meio de workshops, pocket shows, mostras competitivas, batalhas e eventos em geral como ferramentas de alcance público.
O 4Funk Crew acumula troféus e premiações em campeonatos pela Região Sudeste, como o primeiro lugar em mostras competitivas e batalhas, além de participações em eventos como Circuito Cultural Paulista, Jogo das Estrelas da NBB e participações como jurados e professores em eventos.
Circuito Cultural Paulista
O Circuito Cultural Paulista é um ótimo exemplo da capacidade da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa) de criar e produzir eventos de grande porte que vão além da capital e levam para o interior e litoral do Estado produções culturais de qualidade para diferentes públicos.
Com a curadoria dos mais importantes profissionais do teatro, dança, circo, música e teatro infantil, o programa idealizado pelo governo do Estado de São Paulo leva a mais de 100 municípios paulistas programações gratuitas de qualidade.