Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto faz apresentação especial para estudantes

FUSION STUDIO/ALISSON SANTOS

Em comemoração ao Dia das Crianças, o projeto Colhen­do Memórias realizará, nesta quarta-feira, 16 de outubro, uma apresentação especial no Mu­seu da Cana, em Pontal, para os alunos do Centro Educacional Maria Mãe de Todos da cidade. As crianças e seus professores te­rão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalhador rural do setor sucroenergético e ter contato direto com a cultura cai­pira por meio de teatro, música, roda de conversa, cantoria e ou­tras atividades educativas.

Assim como os alunos do 4º ano do ensino Fundamental das escolas públicas de Pontal, que participam do projeto todas às quartas-feiras, desde 4 de setem­bro, os alunos do Centro serão recepcionados com um anima­do cortejo de boas-vindas. Logo depois, será a vez de assistir um teatro divertido e cheio de his­tórias baseadas naquelas vividas pelos antigos moradores do En­genho Central e cantar canções produzidas especialmente para o projeto. A visita será finaliza­da com a atividades educativas, brincadeiras, roda de conversa e cantoria. São esperadas cerca de 40 crianças, de seis a 12 anos, por período (manhã e tarde).

Cristiane Patrícia Cardoso, professora do Centro Educacio­nal destaca que o Colhendo Me­mórias tem papel fundamental no resgate e preservação da cul­tura do setor sucroenergético e também nas relações intergera­cionais. “O projeto celebra a his­tória das pessoas que nos trou­xeram até aqui e também ensina às novas gerações a importância de preservar o patrimônio ma­terial e imaterial. Essa vivência será muito importante na for­mação dos nossos alunos, que também terão a oportunidade de compreender a relevância da cana-de-açúcar para a história do país”, comenta.

Para Josué Franco, secretário de Cultura de Pontal, a expansão do projeto para outro público é um ganho para estes estudantes. “Os alunos das escolas públicas estão adorando o projeto. Ago­ra, outros alunos também terão oportunidade de participar e isso é maravilhoso. Agradece­mos aos organizadores do Pro­jeto por esta oportunidade de lazer e aprendizado às crianças de Pontal”, afirma.

Projeto Colhendo Memórias
Lançado em agosto, o pro­jeto, que está em sua segunda edição, é realizado em parceria entre Comunica Relações Públi­cas e Museu da Cana, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/ ICMS), patrocínio da Biosev, e apoio institucional da prefeitura de Pontal. Seu obje­tivo é preservar o patrimônio imaterial manifesto no Engenho Central e difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético.

Todas as quartas-feiras, crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públi­cas de Pontal participam de uma visita ao Museu da Cana, onde têm a oportunidade de um con­tato mais próximo com a cultura caipira. As visitas são precedidas de ações educativas em sala de aula, quando os alunos são apre­sentados à história do cultivo da cana-de-açúcar.

Postagens relacionadas

Duelo de piadismo Municipal

Redação 1

Um bazar com conteúdo ambiental

Redação 1

BSJ celebra um ano de reabertura

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com