A Caixa Econômica Federal confirmou que recebeu autorização para corrigir os preços das loterias. O reajuste passará a valer em 11 de novembro deste ano. As alíquotas, no entanto, ainda não foram divulgadas. O aumento do valor das apostas é uma demanda do banco estatal desde que o economista Pedro Guimarães assumiu a presidência da instituição.
No início deste mês, durante audiência pública na Câmara, ele havia afirmado que, apesar dos pedidos, o Ministério da Economia ainda não havia autorizado mudanças nos preços. Em vídeo gravado na semana passada, que circula nesta segunda-feira (14) na internet, Guimarães afirma que a autorização foi finalmente concedida.
“Quando tivemos reunião em julho, com o presidente da República, (Jair Bolsonaro), tínhamos seis pautas. Já realizamos cinco delas e hoje acabamos de realizar a sexta, que é a autorização para o reajuste, que estava atrasado, e mais do que isso autorização de ajuste anual”, afirmou Guimarães, sem citar percentuais.
De acordo com a Caixa, já existe de fato autorização do Ministério da Economia para o reajuste, mas ainda não ocorreu a publicação de portaria, que trará os porcentuais de aumento. O reajuste das loterias é um fator importante para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indexador oficial da inflação elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).