O Mate X, smartphone com tela dobrável e principal concorrente do Galaxy Fold, vai chegar ao mercado ainda em outubro. O CEO da Huawei, Richard Yu prometeu em entrevista que o aparelho será lançado no final do mês. Anunciado no começo do ano, a expectativa era de que ele chegasse ao mercado em maio, mas, assim como o da Samsung, sofreu adiamentos.
O CEO soltou a informação em entrevista ao site Tech Sina, em que também disse que produzir a tela é muito difícil. Apesar disso, a fábrica já está em produção massiva do produto o que permite garantir lançamento para o fim do mês.
Yu informou que os atrasos foram por conta da durabilidade e também maleabilidade da tela. A empresa tomou precauções maiores quanto a isso, após os problemas de lançamento do Galaxy Fold.
Outro problema, segundo o CEO, foi conseguir alcançar melhor aproveitamento do sistema operacional para telas dobráveis. Na entrevista, ele conta que alguns programas não estavam respondendo bem à orientação e ao tamanho de tela na transição.
Pela rede social Weibo, a empresa também apresentou um unboxing mostrando uma capa de couro protetora para guardar o smartphone, semelhante a uma caixa de óculos.
O Mate X deve ser lançado ao preço de US$ 2.250, algo próximo a R$ 9.300. Ainda, há a expectativa de que a companhia troque o processador do Kirin 980 para o Kirin 990, anunciado há algumas semanas.