Tribuna Ribeirão
Mundo

Satélite: Nasa estuda fronteira com o espaço

A agência espacial norte­-americana( Nasa) lançou um satélite na noite de quinta-fei­ra, 10 de outubro, para explo­rar a misteriosa região dinâmi­ca onde o ar encontra o espaço, a ionosfera. O satélite, chama­do de Icon – Ionospheric Con­nection Explorer – foi lançado, após um atraso de dois anos, por um avião que sobrevoava o Atlântico na costa da Flórida.

O Icon vai estudar o bri­lho aéreo formado a partir de gases na ionosfera e também medirá o ambiente carregado em torno do satélite, a 580 qui­lômetros de altura. Há muita atividade que necessita ser es­tudada na ionosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre, “a fronteira com o espaço”, dis­se o diretor da Divisão de He­liofísica da Nasaa, Nicola Fox.

O Icon “é um laboratório de física notável”, afirmou o cientista Thomas Immel, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que supervisiona a missão. Um satélite da Nasa lançado no ano passado, o Gold, também estuda a atmos­fera superior, mas a partir de um patamar mais elevado.Es­tão previstas mais missões nos próximos anos para estudar a ionosfera, inclusive pela Esta­ção Espacial Internacional.

Postagens relacionadas

Papa diz que jovens estão nas redes sociais, mas são pouco sociáveis

Redação 1

Bolsonaro cogita novo tipo de sede em Jerusalém

Redação 1

Falta de informações sobre covid-19 na China aumenta preocupação global

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com