Na quinta-feira, 10 de outubro, representantes da prefeitura de Ribeirão Preto, os organizadores do projeto Ruas Vivas e o vereador Marcos Papa (Rede) definiram que as duas próximas edições do evento na avenida Nove de Julho serão em 10 de novembro e 8 de dezembro.
Inicialmente previstas para o último domingo de cada mês, as datas foram alteradas em comum acordo depois da realização de uma pesquisa feita com os participantes ainda na primeira edição, em 29 de setembro. Por causa sucesso de público, o evento que seria realizado uma única vez foi transformado em mensal pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Em setembro, cerca de quatro mil pessoas compareceram na avenida Nove de Julho, que atravessa vários bairros – Higienópolis, Jardim Sumaré, Vila Seixas –, e foi fechada ao tráfego de veículos. A via foi interditada das oito às 15 horas, entre as ruas Garibaldi e Barão do Amazonas, para apresentações musicais, de dança, capoeira, exposições, feiras orgânicas, de adoção animal e brincadeiras de rua.
A iniciativa organizada por movimentos cultuais da cidade é semelhante ao projeto realizado todos finais de semana na avenida Paulista, em São Paulo. Segundo Marcos Papa, a mudança atende sugestão da própria população – prefere que o fechamento aconteça próximo ao dia de pagamento dos trabalhadores.
Na reunião, também ficou definido que a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) estudará uma possível ampliação do trecho para as próximas edições. “O prefeito foi muito receptivo a nossa proposta, que já havia sido apresentada via indicação e hoje foi reforçada pessoalmente, para que tenhamos uma lei municipal tratando do projeto Rua Aberta e regulamentação específica”, afirma o parlamentar.