Vitor Franceschini (VHpress)
O Coletivo Brasil, projeto artístico idealizado pelo artista visual e curador araraquarense Lauro Monteiro, chega ao seu quinto de ano levando arte a Portugal. Firmado numa parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras –Gabinete de Cultura, de responsabilidade de Ana Umbelino, o projeto acontece no âmbito do Arte ao Centro e reúne artistas brasileiros em exposição coletiva, oficinas de inclusão social pela arte e residências artísticas na cidade, que fica próxima a Lisboa.
Unindo artista de três regiões do Brasil, o projeto em 2019 conta com representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco. Pintura, fotografia, arte têxtil, xilogravura, música, arte-terapia, colagens e literatura estão em pauta, envolvendo dezoito representantes brasileiros em produção e residência artísticas.
Ribeirão Preto será representado pelo renomado artista Ubirajara Júnior, que terá suas aquarelas expostas na cidade de Torres Vedras. Paraense de nascença, o artista participa do Coletivo Brasil na categoria produção artísticas. “Participar de um projeto tão importante como o Coletivo Brasil traz-me grande alegria e satisfação”, diz.
“É uma oportunidade única poder fazer parte de um grupo de tão significativos artistas e também poder ter minhas aquarelas mostradas em Portugal, país tão querido para mim e, sobretudo, em Torres Vedras, cidade que, há alguns anos, visitei”, ressalta.
“Só tenho a agradecer a Lauro Monteiro Filho pelo convite e pela confiança em meu trabalho. Não tenho dúvidas de que a edição deste ano da exposição Arte ao Centro, como parte do projeto Coletivo Brasil, repetirá o grande sucesso dos anos anteriores e repercutirá o trabalho de artistas brasileiros em Portugal”, emenda.
Na produção artística, os trabalhos de 13 deles estarão expostos na Galeria Municipal Paços, em Torres Vedras, enquanto em residência artística cinco deles estarão presentes em Portugal apresentando seus trabalhos. O coletivo Brasil começa nesta sexta-feira, 4 de outubro, e vai até dia 25.