O Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto realiza neste sábado, 28 de setembro, das nove às 14 horas, uma exposição de veículos (carros e motos) antigos na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, em comemoração aos seus mais de 30 anos de fundação. Serão expostos diversos veículos de associados e a população poderá apreciar e saber mais sobre essas relíquias.
O Faixa Branca fará o evento com o apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio das Secretarias da Saúde e do Turismo, Fundação Santa Lydia e Fundação Dom Pedro II. Durante a exposição, uma equipe do Hospital Santa Lydia prestará atendimento à população que passar pelo local com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações à saúde em geral.
“Em 2019 o Faixa Branca completou 30 anos de existência, história e atuação. Queremos dividir nossa alegria com a população e a melhor forma de fazer isso é levando nossos antigos para onde as pessoas estão”, destaca Eduardo Penteado Crósta, presidente do clube Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto, cuja história teve início em junho de 1982.
Em comemoração ao 126º aniversário de fundação de Ribeirão Preto, aconteceu a primeira exposição de carros antigos da cidade. O evento foi no Parque Permanente de Exposições, no período de 25 a 27 de junho de 1982, e reuniu cerca de 60 veículos antigos do município e da região, despertando o interesse de grande público. A mostra foi um sucesso e atraiu outros adeptos do antigomobilismo e novos encontros aconteceram com a finalidade de difundir o movimento regionalmente.
Diante do crescimento do movimento envolvendo apaixonados por motos e carros antigos a fundação do Clube aconteceu em 16 de junho de 1989 e a primeira diretoria oficial foi eleita em 16 de dezembro de 1998. O Clube Faixa Branca é credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dentarn) e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para vistoriar e emitir o certificado de originalidade para a aquisição da placa preta. Atualmente, conta com aproximadamente 250 associados apaixonados por veículos antigos, carros, motos e caminhões.