Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara vota hoje contas de ex-prefeita

Foto Sérgio Masson/Especial Tribuna Ribeirão

A Câmara de Ribeirão Pre­to vota nesta quinta-feira, 19 de setembro, em sessão extra­ordinária marcada para as 16 horas, a prestação de contas da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido) referente ao exercício de 2015. Os vereadores votarão o projeto de decreto legislativo da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscali­zação e Controle, que analisou os balanços e deu parecer favo­rável à rejeição.

A decisão segue parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que já havia reprovado as contas da ex-prefeita. Integram a Comis­são de Finanças os vereadores Alessandro Maraca (MDB, presidente), Orlando Peso­ti (PDT, vice), Marcos Papa (Rede), Fabiano Guimarães (DEM) e Waldyr Villela (PSD). A previsão é que a rejeição seja ratificada em plenário.

Parte do texto do decreto diz: “Ficam rejeitadas as contas da prefeitura do município de Ribeirão Preto do exercício de 2015, referentes ao mandato da prefeita Dárcy da Silva Vera, sendo acolhido o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (…) nos termos do pronunciamento da Co­missão Permanente de Finan­ças (…) recebido para os fins e efeitos legais”. A decisão dos vereadores será encaminhada, posteriormente, ao TCE-SP.

Na fase anterior ao pare­cer da comissão, a defesa téc­nica das contas da ex-prefeita foi feita pelo advogado Breno Augusto Amorim, nomeado como defensor dativo – gratui­to – indicado pela 12ª Subse­ção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ribeirão Pre­to). A nomeação de um defen­sor foi necessária para garantir ampla defesa e o contraditório ao acusado, conforme deter­mina a Constituição Federal.

Na época em que o pro­cesso deu entrada na Câmara, Dárcy Vera informou ao Le­gislativo que não possuía re­cursos financeiros para pagar um advogado. Esta não foi a primeira vez que o TCE-SP re­jeita as finanças da ex-prefeita. Os conselheiros já haviam re­provado as contas dos anos de 2010, 2012, 2013 e 2014. Nes­tes processos, os vereadores da época rejeitaram o parecer do Tribunal de Contas em relação ao ano de 2010 e acataram os apontamentos feitos para as contas de 2012, 2013 e 2014.

Por causa das rejeições pela Câmara de Vereadores, Dárcy Vera teve seus direitos políti­cos cassados. A prestação de contas de 2016 ainda não foi enviada pelo Tribunal de Con­tas TCE para o Legislativo ri­beirão-pretano. A ex-prefeita está presa desde maio de 2017 na Penitenciária Feminina de Tremembé. Foi condenada, em primeira instância, a 18 anos, nove meses e dez dias de prisão por organização crimi­nosa e peculato em uma das ações penais da Operação Se­vandija e a cinco anos por su­posto desvio de R$ 2,2 milhões provenientes do Ministério do Turismo (MTur) para rea­lização de uma das etapas da Stock Car, em junho de 2010. Ela sempre negou a prática de qualquer tipo de crime.

A Câmara de Vereadores já havia rejeitado, em 17 de dezembro, em sessão extraor­dinária, a prestação de contas da ex-prefeita referente ao ano de 2014, com base em reco­mendação feita pela da Comis­são de Finanças, que pediu a rejeição com base em parecer do TCE-SP – também negou a aprovação dos balanços. Nos oito anos em que ficou à frente do Palácio Rio Branco, de 2009 a 2016, a ex-chefe do Executivo teve seis contas rejeitadas pelos conselheiros.

No início de 2017, os 27 parlamentares da atual legisla­tura decidiram cassar os direi­tos políticos da ex-prefeita por quebra do decoro, entre outros motivos por causa das con­tas rejeitadas. Ela contestou, alegando que já não exercia o mandato de prefeita e duas de suas contas também já haviam sido reprovadas pelo Legislati­vo. Para a ex-chefe do Execu­tivo, a decisão da Câmara foi política. A condenação na Se­vandija reforçou a suspensão dos direitos dela por oito anos.

Postagens relacionadas

Agências de 13 cidades do interior levam troféus no 19ª Prêmio Recall

Redação

Projeto quer desregulamentar 83 profissões no país

William Teodoro

Merenda escolar de Altinópolis é destaque no livro do Ministério da Educação

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com