A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) realiza na próxima segunda-feira, 16 de setembro, o Encontro Regional em Ribeirão Preto – Região Administrativa 11 (RA 11). O evento ocorrerá na Associação Comercial e Industrial (Acirp), a partir das 14 horas, e vai tratar de assuntos como o fortalecimento da rede de Associações Comerciais e as mudanças e benefícios com o Cadastro Positivo.
Empreendedores de 16 cidades foram convidados. A RA 11 compreende os municípios de Barrinha, Brodowski, Cajuru, Guariba, Jaboticabal, Luis Antonio, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Vista Alegre do Alto, além de Ribeirão Preto. O presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, avalia que as associações comerciais devem traçar ações em conjunto, por meio da integração e da troca constante de experiência.
“A Facesp está percorrendo o Estado para ouvir e se colocar, absolutamente, à disposição das Associações Comerciais, compartilhando os anseios e buscando soluções para as necessidades, a partir do entendimento integral das dificuldades. Deste modo, a rede Facesp estará cada vez mais forte”, afirma Cotait. O vice-presidente e deputado federal, Marco Bertaiolli, será o responsável pela palestra sobre os avanços do Cadastro Positivo. “Ele protege o histórico de bom pagador. As consequências práticas serão uma maior oferta de crédito, a redução dos juros e o aumento do consumo”, avaliou.
Bertaiolli também vai apresentar um panorama geral das políticas públicas que poderão impactar positivamente os empreendedores, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a atualização da Lei do Jovem Aprendiz.
“As medidas do governo são importantes para melhorar a nossa economia, porém, elas têm como princípio a definição de normas claras para que todos cumpram a lei. A informalidade traz prejuízos a todos”, afirmou Bertaiolli. Para o presidente da Acirp, Dorival Balbino, a nova lei representa um aumento nas oportunidades de negócios e a possibilidade de desenvolvimento e crescimento para o Brasil.
“De cerca de 11 milhões aumentaremos para mais de 120 milhões o número de consumidores dentro do Cadastro Positivo, sendo que 22 milhões atualmente não têm acesso ao crédito. Esses novos dados vão gerar uma concessão de crédito mais justa, competitiva e segura”, avalia Balbino. “Além da discussão sobre os impactos do Cadastro Positivo aos consumidores e às Associações Comerciais, este encontro também será uma grande oportunidade para conhecermos melhor e estreitarmos relações com a nova diretoria da Facesp”, afirma o ex-presidente da Acirp, Francisco Carlos Júlio Pinghera e atual vice-presidente da RA 11 Ribeirão Preto.