Tribuna Ribeirão
Cultura

Fundação de RP disponibiliza audiolivros

Pela primeira vez, a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada de 9 a 16 de ju­nho deste ano, recebeu o projeto Doadores de Voz, uma iniciati­va da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), uma das apoia­dora culturais da festa literária. Durante o evento, quem passou pelo estúdio do projeto teve a oportunidade de realizar um ato de cidadania através da gravação de sua voz para a leitura de livros.

As gravações, que serão enca­minhadas para a Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp), já estão dispo­níveis no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (fundacaodolivroeleiturarp.com/ doadores-de-vozes/) e podem ser acessadas gratuitamente. Durante a Feira do Livro, muita gente pas­sou pelo estúdio do projeto e teve uma experiência única ao doar sua voz, inclusive escritores como Amara Moira, João Anzanello Carrascoza, Monja Coen, Xico Sá, Gustavo Pacheco, Emílio Faria, Heloisa Prieto e Marçal Aquino.

Foram gravados vários livros e trechos, entre eles “O menino que furou o céu”, do próprio au­tor João Anzanello Carrascoza; “Se eu tivesse meu próprio dicio­nário”, de Ni Brisant; “O baú se­creto da vovó”, de Heloísa Prieto, “Coquetel Motolove”, de Luiza Romão, entre outros. Foram mais de 50 vozes gravadas que serão disponibilizadas, em breve, à instituição que dá apoio e aten­dimento a deficientes visuais.

O projeto veio ao encontro de um dos focos da Feira Nacio­nal do Livro neste ano: a inclusão. Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, a presença do Do­adores de Voz foi um sucesso e atraiu muita gente. “É nosso papel, como formadores de novos leito­res, incentivar este ato de cidada­nia para o nosso público. Certa­mente, o projeto Doadores de Voz estará conosco na próxima edição da Feira, incentivando novos au­tores participantes a doarem suas vozes”, destaca a presidente.

Doadores de Voz
O projeto de extensão Do­adores de Voz, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Pro­paganda da Universidade de Ri­beirão Preto, promove a inclusão social. Tem o objetivo de gravar a leitura de livros para deficientes visuais possibilitando o acesso a obras literárias recentes. Foi cria­do em fevereiro de 1999 pelo pro­fessor Gil Santiago, incentivado pela professora Marlene Taveira Cintra, presidente da Adevirp.

Ela estava determinada em oferecer aos deficientes visuais atendidos pela instituição o aces­so a obras literárias, principal­mente títulos direcionados aos mais jovens. Desde então, recebe o apoio da Unaerp, constituindo­-se em um importante projeto de extensão. Trata-se de um projeto de grande relevância, realizado de forma voluntária, que permite a formação intelectual e cultural dos sujeitos participantes.

Com 20 anos completados em fevereiro deste ano, o projeto grava uma média de dez livros anualmente. Para 2019, tem ain­da cerca de 15 obras para a edição da gravação. Os audiolivros são gravados no Estúdio de Áudio do Núcleo de Comunicação, com acompanhamento de um técni­co, também responsável pela edi­ção final da gravação.

Finalizados, os audiolivros são masterizados em mídias digitais (CDs) e colocados à disposição das instituições que trabalham com a inclusão de pessoas com deficiência visual e, em Ribeirão Preto, são entregues à Adevirp. Na universidade, a escolha do livro é feita pelo aluno, de preferência en­tre os livros que já leu ou está len­do, o que facilita a gravação.

O projeto incentiva a leitura de livros para crianças e ado­lescentes – a chamada literatu­ra infanto-juvenil – obras que possam auxiliar na formação na formação do indivíduo, além do aprendizado. São gravados livros de todos os gêneros literários, definidos pelos critérios de quali­dade de texto e que não tenham sido gravados ou já constem do acervo da Adevirp.

Postagens relacionadas

Primeira Política de Cultura de Ribeirão faz 20 anos com lançamento de livro

Redação 2

Atriz mais rica do mundo é coadjuvante de clássico dos anos 1980; veja nomes da lista

William Teodoro

Casa da Memória Italiana – Museu vai promover Concerto Napolitano

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com