A previsão da prefeitura de Ribeirão Preto é iniciar, até outubro, a 12ª obra do Programa Ribeirão Mobilidade. Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira, 10 de setembro, o resultado da licitação para construção de um viaduto que interligará as avenidas Saudade e Brasil, sobre a Mogiana, na Zona Norte, além da ampliação em seis metros da ponte que passa sobre a linha férrea.
O local é considerado um ponto estratégico de acesso ao futuro Aeroporto Internacional Doutor Leite Lopes. A empresa responsável será a Contersolo – Construtora de Obras, contratada por R$ 19,87 milhões – a obra estava orçada inicialmente em R$ 24,02 milhões, economia de R$ 4,15%, ou 17,3%. O prazo de execução é de 14 meses.
“Quem sai da Rodovia Anhanguera (SP-330) e entra em Ribeirão Preto pela avenida Brasil, passa pelo viaduto da Thomaz Alberto Whately e, depois, passa no viaduto da Mogiana, desce pela avenida Brasil dentro do corredor Saudade. Ou seja, essa intervenção permitirá uma ligação direta da região com o Centro da cidade”, explica o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, serão impactadas diretamente 693.782 usuários do transporte público, beneficiando os moradores dos bairros Quintino Facci I, Vila Elisa, Campos Elíseos e Centro. A implantação do viaduto também resultará na melhoria do desempenho dos corredores de transporte Norte-Sul 1 e 2, facilitando inclusive o tráfego de veículos que demandam da região Norte para a área central.
Ribeirão Mobilidade
Esta é a 12ª das 27 obras previstas no Ribeirão Mobilidade, considerando as três pontes que já foram entregues, a duplicação da Mugnatto Marincek, as quatro frentes de recapeamento, a Estrada do Piripau, avenida Fernando Ferreira Leite, adequação da praça Hélio Smidt, prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, a ponte sobre o córrego Retiro Saudoso, o recapeamento realizado na rua Tapajós e, agora, o viaduto sobre a Mogiana.
O objetivo do programa é oferecer maior qualidade de vida aos usuários do transporte coletivo urbano, garantindo agilidade e fluidez do trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade e, consequentemente, menos tempo dentro do ônibus.
Ao todo, serão 56 quilômetros de corredores de ônibus percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis, viadutos, recapeamentos asfálticos, duplicação de avenida e abertura de vias públicas que proporcionarão maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.