Tribuna Ribeirão
Cultura

Lia de Itamaracá faz show em RP

Ribeirão Peto recebe neste domingo, 8 de setembro, às 16h30, o show “Ciranda de Ritmos” com Lia de Itama­racá, que leva o público por uma viagem pela sonoridade do nordeste pernambucano, com canções de sua autoria, de compositores da MBP e de domínio público. O espe­táculo musical já passou por quase todo o Brasil e esteve três vezes na Europa.

O show promove um en­contro entre coco, maraca­tu, frevo, maxixe e ciranda. Apresenta composições de Lia, como “Moça namoradei­ra” e “Santa Tereza”, além de canções de Bezerra do Sax, Baracho e Capiba, e clássicos da MPB de Dorival Caymmi, Clementina de Jesus , Marti­nho da Vila e Chico César.

Maria Madalena Correia do Nascimento, a Lia de Itamara­cá, de 75 anos, nasceu e sempre viveu na Ilha de Itamaracá. A cantora, compositora e dança­rina é um ícone da cultura nor­destina, figura chave da ciranda no Brasil e patrimônio vivo do Estado de Pernambuco.

Influenciou a música de Chico Science & Nação Zumbi e da geração manguebeat, foi homenageada por Paulinho da Viola com os versos “Eu sou Lia da beira do mar, morena quei­mada do sal e do sol, da Ilha de Itamaracá”, na composição “Eu sou Lia”, e também participou, recentemente, do premiado disco “Galanga Livre” (2017), de Rincon Sapiência.

Lia de Itamaracá gravou seu primeiro disco, “Rainha da Ciranda”, em 1977. A obra introduziu a artista na histó­ria da cultura popular brasi­leira com versos como “Essa ciranda quem me deu foi Lia, que mora na Ilha de Itamara­cá”. Palavras indissociáveis da cantora e compositora e da ciranda. Há cinco décadas, a artista leva com perseveran­ça e resistência sua arte além dos circuitos folclóricos, re­gional ou de cultura popular.

Em 2004, a cirandeira re­cebeu a Ordem do Mérito Cultural (OMC), premiação concedida pelo Ministério da Cultura a personalidades que contribuem de forma valiosa para a cultura do Brasil, no mesmo ano em que nomes como Caetano Veloso, Pelé, Danilo Miranda e Inezita Barroso também foram con­decorados. E em 2019 Lia foi a grande homenageada dos maiores Blocos de Carnaval do Brasil, Galo da Madruga­da e Homem da Meia Noite.

A apresentação será às 16h30 deste domingo (8), no Galpão de Eventos do Sesc, que tem capacidade para 400 pessoas. Fica na unida­de da rua Tibiriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Dou­tor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo tele­fone (16) 3977-4477. A en­trada é franca com retirada de ingresso com uma hora de antecedência. O espetáculo é livre e não será permitida a entrada após o início.

Postagens relacionadas

3º FestFIM – Festival de artes abre inscrições

Redação 1

Marisa Monte traz ‘Portas’ para RP

William Teodoro

‘Era divertido’, diz Amado Batista sobre trabalhar quando era criança

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com