Com formação em Teologia, Jornalismo e Gestão Pública, Otoniel Lima (PRB) já foi vereador por dois mandatos na cidade de Limeira e deputado estadual e federal pelo estado de São Paulo. Com atuação no setor de segurança pública, se diz orgulhoso por ter sido como deputado federal, o que chama de “pioneiro na luta” para arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que previa a retirada do poder de investigação do Ministério Público. Em entrevista ao Tribuna, diz que seu partido, o Republicanos (antigo PRB) irá apoiar, caso ele seja candidato, a reeleição do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Tribuna Ribeirão – O senhor já foi vereador em Limeira, deputado estadual e federal. Em sua opinião quais as principais dificuldades que se tem como legislador?
Otoniel Lima – Quando nos esbarramos em situações em que o Legislativo deixa de cumprir a sua função principal que é a de fiscalização, e passam a praticar a “politicagem”. Infelizmente muitos se esquecem de consultar a Constituição Federal e a Constituição do Estado de São Paulo.
Tribuna Ribeirão – O senhor é um vereador ligado a uma conhecida igreja evangélica, a Universal do Reino de Deus. Isso ajudou na sua eleição?
Otoniel Lima – Acredito que não, afinal conheço vários bispos e pastores que foram candidatos, mas que não foram eleitos. Além disso, na atual legislatura existem representantes de vários credos religiosos, como católicos e espíritas. Particularmente, não misturo religião com política, até porque antes de ser pastor eu era um policial militar, e por conhecer bem as dificuldades que esta categoria possui, em toda minha vida política defendi a bandeira da Segurança Pública.
Tribuna Ribeirão – No Brasil as igrejas, independente de denominações, desenvolvem projetos sociais que, regra geral, seria função do Estado. Em sua opinião porque isso acontece?
Otoniel Lima – Estes belos trabalhos sociais que várias igrejas desenvolvem, e que muitas vezes infelizmente não são vistos por parte da população, ou o poder público, acontecem justamente devido a omissão do Estado, ou seja, as igrejas agem por falta de ação estado.
Tribuna Ribeirão – Quais são os quatro projetos e ações de sua autoria que o senhor lista como os mais importantes?
Otoniel Lima – Como deputado federal, entre tantos projetos apresentados sem dúvida alguma o mais importante para mim, é a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 361, que prevê a autonomia da Polícia Federal, aumentando a eficácia da agencia nos moldes do FBI. Além disso, lutamos incansavelmente pela derrubada e consequentemente o arquivamento da PEC 37, que retirava o poder de investigação do Ministério Público. Em Ribeirão Preto, me orgulho dos trabalhos que desenvolvemos em prol da Guarda Civil Metropolitana, logo em nosso primeiro ano de mandato em 2017, realizamos a Marcha Azul Marinho onde foram anunciadas pelo prefeito municipal a contratação de 50 novos guardas que já haviam sido aprovados em concurso público. Também em parceria com a Secretária de Segurança de Limeira, trouxemos de forma gratuita o curso de armas não letais (taser) aos agentes da Guarda e conseguimos através de emendas parlamentares cerca de R$ 1 milhão para a compra de viaturas, rádios comunicadores, e demais equipamentos. Além da Segurança Pública, conseguimos com o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), mais uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhões de reais para a Infraestrutura e Educação de nossa cidade. Por fim, gostaria de citar um projeto que mexeu muito comigo, que foi o de implantação de mapas táteis em locais de grande circulação, para garantir a total acessibilidade de deficientes visuais.
Tribuna Ribeirão – Que avaliação o senhor faz da atual administração municipal?
Otoniel Lima – Se analisarmos a crise política que Ribeirão Preto vivenciou ao longo dos últimos anos, inclusive os saques que sofreram os cofres públicos, e que até hoje ninguém devolveu, na minha opinião a Administração têm sim feito um bom trabalho com aquilo que dispõe.
Tribuna Ribeirão – Em sua avaliação no que o prefeito Duarte Nogueira acertou administrativamente?
Otoniel Lima – Na reestruturação do Instituto de Previdência dos Municipiários. Haja vista que foram os erros dos governantes do passado que causaram a situação crítica atual. Foi preciso coragem tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo para sanar este problema.
Tribuna Ribeirão – E no que o atual governo municipal errou?
Otoniel Lima – Na revisão da Planta Genérica de Valores. Em minha opinião a proposta do Executivo deveria ter sido mais discutida através de audiências públicas com toda sociedade.
Tribuna Ribeirão – Se tivesse que mudar alguma coisa na atual Câmara o que o senhor mudaria?
Otoniel Lima – A décima sétima legislatura está fazendo um bom trabalho, como por exemplo, a economia de recursos financeiros aos longos destes quase três anos. Os recursos financeiros que eram gastos com vinte vereadores hoje é gasto com vinte e sete. Mudamos o quesito transparência, saltando de nota 3 para 10 e se tornando referência no estado e São Paulo. Sendo assim, não mudaria nada na atual Câmara Municipal.
Tribuna Ribeirão – O partido que o senhor preside o Republicanos em Ribeirão Preto já está discutindo quem apoiará na próxima eleição municipal?
Otoniel Lima – O partido Republicanos apoiará a reeleição do prefeito Antônio Duarte Nogueira.