A Passaredo Linhas Aéreas S/A (Voepass), em conjunto com a MAP Linhas Aéreas, o governo de São Paulo e a Secretaria Estadual de Turismo, anunciou nesta sexta-feira, 6 de setembro, a nova malha aérea que será operada no Aeroporto de Congonhas, a partir de 27 de outubro. Os voos contemplam as cidades paulistas de Ribeirão Preto – base da empresa –, Bauru, Marília e Araçatuba e ainda Dourados (MS), Uberaba (MG) e Macaé (RJ).
A nova malha aérea, que terá 26 operações diárias totalizando 158 voos semanais, será operada com aeronaves ATR 72–600, com capacidade para 70 passageiros. O ingresso das companhias Passaredo (Voepass) e MAP no mais cobiçado e rentável aeroporto do Brasil marca um novo momento do grupo, de consolidação e crescimento. “O Estado de São Paulo é o maior polo emissor de turismo da América Latina e esse segmento é o que mais rapidamente gera empregos e movimenta a economia criativa, são três milhões de postos fixos e temporários em todo o Estado”, explica o governador João Doria (PSDB).
“A definição da nossa malha aérea em Congonhas foi focada no atendimento dos mercados regionais, servindo localidades carentes de serviços aéreos e com total autonomia”, explica José Luiz Felício Filho, Presidente da Passaredo, que reforça ainda que o plano “São Paulo Pra Todos”, desenvolvido pelo governo de São Paulo, em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), foi fundamental para a definição das novas rotas ligando cidades paulistas.
Desde fevereiro, quando o governador João Doria reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviçlos (ICMS) sobre o combustível dos aviões de 25% para 12%, as companhias aéreas anunciaram 503 novos voos no Estado – 478 já entraram em operação. Os voos da Passaredo e da MAP se somarão a esse total. Com isso, foi superado o compromisso inicial do governo de criar 490 novas partidas semanais até o fim de 2019.
Para o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, os voos da Passaredo permitirão uma redistribuição eficiente dos slots (pousos e decolagens) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitindo aumento da concorrência e mais acesso ao aeroporto de Congonhas, além de promover melhorias no atendimento às novas localidades e maior desenvolvimento regional. “O ingresso das companhias Passaredo e MAP em Congonhas, no momento em que o ‘São Paulo Pra Todos’ se consolida, abre um novo patamar para a aviação regional brasileira”, reforça Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
O anúncio, feito em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, ocorre após a Passaredo anunciar a aquisição de 100% do controle societário da MAP Linhas Aéreas, em 21 de agosto. O negócio permitiu que a companhia aérea, com sede em Ribeirão Preto, assumisse 26 dos 41 slots (autorizações para pousos e decolagens) em Congonhas que foram redistribuídos pela Anac após a Avianca Brasil deixar de operar durante o processo de recuperação judicial. “Isto gera empregos e movimenta a economia de Ribeirão Preto e das cidades que compõem a Região Metropolitana”, explica o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que participou da solenidade no palácio dos Bendeirantes.
Das 41 autorizações para empresas que não operavam em Congonhas, 14 foram para a Passaredo e 12 para a MAP, cujas operações são restritas aos Estados do Amazonas e do Pará. As outras 15 ficaram com a Azul Linhas Aéreas. Segundo Eduardo Busch, CEO da Passaredo, todas as novas operações começarão na mesma data de outubro. Ribeirão Preto terá o maior número de operações, oito por dia (quatro idas e quatro voltas), por ser o hub da companhia área para grande parte dos destinos. As operações da MAP, nos Estados do Amazonas e Pará, seguem independentes.
“Os passageiros que já utilizam a Passaredo de voos do Centro-Oeste para Ribeirão Preto, por exemplo, terão facilidade para chegar a Congonhas utilizando uma conexão”, explicou Busch. De acordo com o executivo, os investimentos na operação foram pequenos “e dentro do fluxo de caixa da companhia”. Três aviões da MAP estão sendo remanejados da Região Norte para operar em Congonhas e três outras novas aeronaves serão incorporadas até o final do ano, elevando a frota para 14. “Vamos gerar cerca de 180 novos empregos diretos, 100 funcionários para operar em terra e 80 tripulantes entre pilotos e comissárias”, disse.
Expansão
Com a aquisição do controle acionário da MAP Linhas Aéreas pela Voepass,as empresas passam a operar 35 destinos em todas as regiões do Brasil. “Após o início dos voos no aeroporto da capital paulista, nossa projeção para os próximos doze meses é de 1,5 milhões de passageiros”, diz o CEO da Passaredo. Tanto a Voepass como a MAP fazem parte da Abear.
Com os novos destinos, a Passaredo vai dobrar de tamanho, de acordo com o executivo. Ele lembra que a companhia já foi maior no passado do que será no futuro. No entanto, a companhia aérea enfrentou uma crise econômica, com uma recuperação judicial finalizada em 2017, e foi obrigada a reduzir a malha área. “Estamos voltando ao tamanho de quatro anos atrás, mas não vamos ter as dores do crescimento porque já fomos maiores do que seremos”, concluiu Busch.