Iniciamos esta semana a décima obra do Programa Ribeirão Mobilidade. Com ela, chegamos a 25% do vai acontecer nas ruas e avenidas da cidade.
Ainda faltam 75% do que está por vir e, sem dúvida alguma, até janeiro de 2020, menos de cinco meses, teremos 100% do Ribeirão Mobilidade em obras.
Todas as regiões da cidade, incluindo os quatro corredores do centro, na Florêncio de Abreu, Lafaiete, Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, estarão interligados aos 56 quilômetros lineares dos demais corredores de ônibus que vão conectar nossa cidade.
Além dos corredores, as obras de engenharia de arte que tiveram início com a construção da ponte de concreto sobre a avenida Maria de Jesus Condeixa, proporcionarão uma cidade planejada. A virtude desta ponte, por exemplo, é a ligação de mais de oito quilômetros de vias públicas, permitindo um cruzamento direto entre as regiões Leste e Oeste.
O grande ganho é a facilidade com que o transporte coletivo poderá se deslocar de um lado a outro da cidade. São 4.154.118 usuários de transporte público impactados direta e positivamente com as obras do Programa Ribeirão Mobilidade.
Todo esforço e planejamento do governo em executar este conjunto de obras é pensando naqueles que utilizam o transporte público. Trabalhadores, estudantes, pessoas que não dispõem de automóvel, portanto, aqueles que mais precisam do resultado positivo do poder público.
É também para todos aqueles que possuem automóvel ou motocicleta, para que tenham a certeza de que os ônibus possuem frequência, pontualidade e que as vias oferecem segurança viária para que possam deixar em casa seu carro, sua moto e ir de ônibus. Isso diminui o número de veículos circulando e melhora a fluidez no trânsito.
Nós vamos melhorar a sequência viária, diminuir os acidentes, tirar os pontos críticos que hoje geram mais congestionamento e liberar as vias através dos viadutos, dos túneis, das pontes para a cidade ser mais fluida e as pessoas poderem se locomover com mais conforto, regularidade e pontualidade.
A cidade está melhorando sua infraestrutura. Desde 2017, a malha viária recebeu intervenções asfálticas em aproximadamente 270 quilômetros. E as obras não param. Até 2020 a previsão é de que 500 quilômetros de ruas e avenidas recebam recapeamento asfáltico.
Já melhoramos a fluidez do trânsito do centro da cidade com a entrega das três pontes ao longo da Francisco Junqueira, estamos finalizando a duplicação da Mugnatto Marincek, executando melhorias na Estrada do Piripau, na avenida Fernando Ferreira Leite, promovendo adequação da Praça Hélio Smidt e também demos início às obras na Dina Rizzi, no Cândido Portinari.
De forma planejada e simultânea, elegemos as obras de interceptores de coleta de esgoto, edificação de unidades habitacionais, construção de escolas e unidades de saúde como prioridades para que a cidade comporte a expansão urbana com a qualidade que a população merece.
Ribeirão está ganhando uma nova dimensão. Uma cidade global, que tem foco na qualidade de vida das pessoas, sem deixar ninguém para trás. Uma cidade moderna, planejada, que atrai mais investimentos e, portanto, gera mais empregos. Não há programa social mais positivo e mais eficiente do que gerar oportunidades para as pessoas. É o que o Brasil precisa. É o que nossa cidade está fazendo.