Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto chega a segunda edição

FUSION STUDIO/ALISSON SANTOS

Nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 8h30, o projeto “Colhendo Memórias: museu e escola” realizará o lança­mento de sua segunda edi­ção em um evento no Museu da Cana, em Pontal, voltado para professores e diretores da rede municipal de ensino do município e parceiros.

O projeto tem como ob­jetivo difundir a história do trabalhador rural evidencian­do seu protagonismo na ca­deia do setor sucroenergético e será desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2019 com aproximadamente 600 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas pú­blicas da cidade de Pontal.

“Estamos muito felizes em poder realizar a segunda edi­ção desse projeto tão impor­tante, que dá a oportunidade de as crianças conhecerem mais sobre a cultura caipira e a história de homens e mulhe­res que dedicaram suas vidas à colheita da cana-de-açúcar”, afirma a proponente e produ­tora executiva do projeto, Ma­ria do Carmo Silva Esteves.

Realizado em parceria en­tre Comunica Relações Públi­cas e Museu da Cana, por meio do Programa de Ação Cultura (ProAC – Edital ICMS), patro­cínio da Biosev, e apoio institu­cional da prefeitura de Pontal, o projeto pretende unir cultu­ra e educação em um esforço para preservação do patrimô­nio cultural imaterial acolhido no Engenho Central.

Assim como na primeira edição, realizada no segundo semestre de 2018, em visita ao Museu da Cana os alunos te­rão contato com a cultura cai­pira em todos os momentos: na chegada acompanhada por um cortejo; no café da ma­nhã ou da tarde, com as delí­cias típicas da culinária como bolo de fubá; no teatro que tem como base as histórias de moradores do Engenho Cen­tral; nas rodas de ciranda; e na confecção de estandartes.

As visitas ao museu serão precedidas de ações educati­vas em sala de aula, condu­zidas por professores previa­mente capacitados nos temas relacionados ao projeto. Nas aulas, os alunos serão apre­sentados à história do cultivo da cana-de-açúcar, iniciando ainda nas lavouras de café e passando pelo boia-fria ao novo perfil do trabalhador rural. Também são nas aulas que as crianças conhecerão mais sobre as festas e celebra­ções, como a da Companhia dos Santos Reis, que se man­têm vivas até hoje no entorno do Engenho Central.

Para Josué Franco, secre­tário de Cultura e Turismo de Pontal, o Colhendo Memó­rias é didático e ao mesmo tempo dinâmico. “É um pro­jeto que alinha muito bem a cultura e educação e que tem o poder de alcançar não só as crianças, mas também seus familiares”, comenta. “É uma oportunidade de manter a história e as tradições e ainda gerar um sentimento de iden­tidade e continuidade, con­tribuindo para promover o respeito à diversidade cultu­ral e à criatividade” completa, diz Leandro Neves, gerente de recursos humanos, comu­nicação e responsabilidade Social da Biosev.

Postagens relacionadas

Show vai celebrar carreira de poetisa

Redação 1

Banda erudita vai tocar rock em RP

Redação 1

TV Tudo Nova apresentadora

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com