O governo federal lançou nesta terça-feira (3), em cerimônia no Palácio do Planalto, uma campanha para estimular o consumo durante a semana do Sete de Setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil.
Batizada de “Semana do Brasil”, a campanha, que teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), envolve a participação de 4.680 empresas de todo o país, que vão oferecer descontos e promoções em produtos e serviços entre a próxima sexta-feira (6) e o dia 15.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade apoiam a ação. Além das entidades, empresários e grandes varejistas farão parte do movimento e agitarão o comércio local com liquidações, ofertas em produtos selecionados e horário de funcionamento estendido.
Tudo organizado com o propósito de gerar oportunidades para quem produz e para quem consome, além de valorizar o orgulho de ser brasileiro, próximo ao Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro. Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL Ribeirão Preto, a “Semana do Brasil” é uma oportunidade para o comércio alavancar as vendas.
“Nos últimos meses, diversos setores da economia, principalmente o varejo, vêm passando por dificuldades. A ação inédita é uma maneira de colaborar e promover os nossos lojistas. Também é uma oportunidade para os empresários renovarem seus estoques e, assim, terem fluxo de caixa para o fim do ano, o principal período de vendas do segmento. Vamos nos unir e participar da uma atividade totalmente nossa, do nosso Brasil”, comenta.
Segundo o governo federal, foram mobilizados diferentes segmentos do varejo, comércio e serviços, com o objetivo de trazer “benefícios reais” aos consumidores. Entre as empresas envolvidas, estão grupos privados de comunicação e também a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública do governo federal. Esses meios de comunicação vão veicular mensagens publicitárias com o mote “Vamos valorizar o que é nosso”.
“Um mês que não tinha uma data de comércio passará a ter uma data de comércio e turismo”, disse o titular da Secom, Fábio Wajgarten. Cada empresa poderá aplicar o desconto e a promoção que quiser ao longo desse período. Ao discursar no lançamento da iniciativa, o presidente Jair Bolsonaro manifestou confiança na recuperação da economia brasileira.
“É o momento em que nós estamos nos reencontrando com as cores da nossa bandeira e o lema Ordem e Progresso. O Brasil vai sair dessa. Nós, juntos, vamos fazer um Brasil diferente. Vamos, lá na frente, apesar do orçamento complicado, dar a volta por cima”, disse.
Para viabilizar a nova data de comércio, o governo se articulou com entidades como o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e diversas associações empresariais. A expectativa é incrementar os números do consumo em setembro, um mês tradicionalmente mais fraco em vendas.
“Todas as datas do calendário de comércio têm anos de vida e décadas. Sejamos persistentes e pacientes. A própria Black Friday [temporada de compras com desconto no mês de novembro] demorou para se consolidar e ainda está sendo construída no varejo brasileiro”, disse Fábio Wajgarten, durante pronunciamento de apresentação da campanha.