Tribuna Ribeirão
Artigos

Seis hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama

O câncer de mamaé o tipo de neoplasia mais comum nas mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele.No Brasil, ele é responsável por 29% dos novos casos de câncer diagnos­ticados.Vale destacar que essa doença é causada pela mul­tiplicação anormal e desordenada das células da mama,que crescem e formam um ou mais tumores na região.

Existem diversos tipos de câncer nas mamas, por isso, a enfermidade pode evoluir de maneiras diferentes e com níveis distintos de agressividade. Enquanto alguns tipos de câncer na região se desenvolvem lentamente, outros crescem de forma acelerada.

Quando descoberto precocemente, e tratado de forma adequada, o câncer de mama apresenta boas chances de cura, além de alta taxa de sobrevida. Confira seis hábitos que auxi­liam na prevenção desse tipo de câncer.

1) Pratique exercícios regularmente. A prática regular de atividades físicas ajuda – e muito – na prevenção do câncer de mama. Pessoas que praticam atividades físicas têm 23% menos chances de desenvolver a doença. Em geral, vários tipos de tumores estão associados ao sedentarismo e sobrepeso. No caso das mulheres, quanto maior o peso, maiores são as possi­bilidades de ter câncer de mama, principalmente no período da menopausa. Justamente nessa fase, os exercícios físicos são capazes de diminuir os níveis de estrogênio, hormônio que está relacionado ao desenvolvimento de tumores mamários.

2) Fique atenta ao histórico familiar. Se na sua família há casos conhecidos de câncer de mama, redobre a atenção com a saúde. Visite o mastologista com frequência, faça exames periódicos para controle e não abra mão de realizar mamo­grafias anuais para diagnosticar eventuais alterações precoce­mente. Ainda que você seja jovem, se houver casos de câncer na família, a prevenção deve começar cedo.

3) Evite o consumo abusivo do álcool. O alcoolismo eleva significativamente as chances de câncer de mama. Para se ter ideia, o consumo de 14 gramas de álcool por dia aumenta os riscos de tumores mamários em 30%. Além disso, tomar bebidas alcoólicas é um hábito que influencia diretamente as vias de atuação do estrógeno, hormônio associado ao surgi­mento do câncer de mama.

4) Aposte na ingestão de ômega 3. A ingestão de ômega 3, ácido graxo com ação antioxidante, pode ajudar na pre­venção. O ômega 3 é encontrado em determinados alimentos como sardinha, arenque, atum, salmão, oleaginosas, arroz selvagem, linhaça, chia, couve e óleo de peixe.

5) Fuja do estresse. O estresse é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Mulheres que pos­suem uma rotina muito estressante e agitada têm o dobro de chances de apresentar tumores nas mamas. Daí a necessidade de levar a vida de forma equilibrada, evitando a sobrecarga de trabalho e o acúmulo de tarefas. Vale a pena encontrar um tempo para relaxar, descansar e se conectar com a natureza.

6) Inclua vegetais na alimentação. Quem consome vege­tais com frequência pode reduzir os riscos de desenvolver a doença em até 45%. Sendo assim, é recomendável incluir alimentos na dieta como mostarda, brócolis, couve e outras hortaliças verdes. Essas opções são ricas em glucosinolatos, aminoácidos que colaboram para a prevenção de tumores mamários. Frutas e legumes também são bem-vindos.

Postagens relacionadas

Na fila do supermercado

William Teodoro

Belmácio Pousa Godinho

Redação 2

A verdadeira solidariedade não pode ser sazonal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com