O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB0 e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, inauguram na primeira quinzena de setembro a Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Luiz Gaetani, no Jardim Cristo Redentor, na Zona Norte, e que integrará a rede de atenção básica de Ribeirão Preto.
A unidade de saúde terá capacidade de realizar cerca de 1.080 atendimentos por mês e atenderá as especialidades clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria, enfermagem e odontologia. Vai abranger os moradores do novo bairro Cristo Redentor, Residencial Parque das Oliveiras e adjacências, região com mais de 30 mil habitantes.
“A UBS é a entrada para o sistema de saúde municipal e as pessoas que moram naquela região eram atendidas por outras unidades de saúde. Agora poderão ter a unidade mais próxima de suas residências, fortalecendo a atenção básica e, consequentemente, as ações de prevenção em saúde”, enfatiza a secretária da Saúde em exercício, Jane Aparecida Cristina.
A parceria estabelecida entre prefeitura e Fundação Hospital Santa Lydia, conforme estipulado no contrato, prevê produtividade e cumprimento de metas, qualitativas e de produção, avaliados trimestralmente pela Secretaria Municipal da Saúde. O não cumprimento de metas, pela fundação, impactará em sanções administrativas e financeiras. O contrato está disponível no site da prefeitura (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ ssaude/pdf/t-contrato-cristo.pdf)
Estrutura – A estrutura física da nova UBS Doutor Luiz Gaetani, construída em pavimento térreo, conta com área total 640,30 metros quadrados, com recepção, sala de arquivo, duas salas de espera, sala de vacinas, três consultórios com banheiro anexo, dois banheiros com adaptações para pessoas com necessidades especiais, cinco consultórios médicos, sala de inalação, sala de curativos, farmácia, consultório odontológico com dois equipos e raio-X.
Também terá sala de acolhimento, sala de medicação, sala de coleta, sala de primeiros atendimentos com banheiro anexo, sala de reuniões, sala de esterilização, sala de expurgo, três salas no setor administrativo, copa, almoxarifado, três banheiros, um banheiro infantil, banheiro para funcionários, vestiário, dois depósitos de material de limpeza, bloco de serviços com central de gases, abrigos para resíduos infectados, recicláveis e comuns.
O atendimento ficará a cargo da equipe médica, composta por três médicos, um ginecologista, um pediatra e um clínico geral, dois enfermeiros, sete técnicos em enfermagem, um farmacêutico, um auxiliar de farmácia, um porteiro, um cirurgião dentista, um auxiliar de consultório dentário e dois recepcionistas. Contará, ainda, com serviço de limpeza e higienização de toda a estrutura da unidade. A unidade de saúde terá serviço de portaria com profissional habilitado.