Tribuna Ribeirão
Cultura

Salão segue em cartaz na cidade

O VII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ri­beirão Preto segue em cartaz na Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, na praça Alto do São Bento s/nº, no Morro do São Bento, Jardim Mosteiro, Zona Leste da cidade, com entrada franca. Neste ano, o evento bateu recorde de ins­crições e atraiu fotógrafos de vários países. Recebeu 1.780 imagens de celulares, ana­lógicas e digitais, em preto e branco, coloridas e monocro­máticas, de 590 pessoas que se inscreveram no evento – cada uma com três trabalhos.

Duzentos trabalhos foram selecionados e estão na exposi­ção. Foram inscritas fotos de 16 Estados brasileiros e oito países da Europa. As imagens de fo­toclubes, individuais e de orga­nizadores como o Grupo dos Amigos da Fotografia (GAF) de Ribeirão Preto foram dividi­das em votações diferentes para efeito de classificação. A seleção ocorreu no auditório da Secre­taria Municipal da Cultura, das 13 às 24 horas do dia 3 de agos­to, “uma maratona desgastante, mas prazerosa dado o nível dos trabalhos apresentados”, diz Elza Rossato, do GAF.

O fotógrafo Alfredo Risk, que assim como o jurado José Francisco Pimenta também presta serviços ao Tribuna, re­cebeu menção honrosa pela foto “O mar”. A imagem foi captada em 2017, em Santa Cruz Ca­brália, no sul da Bahia, perto de Porto Seguro, durante o mutirão Voluntários do Sertão.

Julgaram as fotos da categoria “Fotoclube” Jair Correa (artista plástico), José Francisco Pimenta (JF Pimenta, repórter fotográ­fico), José Mário de Souza (jor­nalista, editor do jornal Enfim), Mariângela Quartin (diretora de Centro Cultural), Marco Pires (proprietário da Espaço , Vídeo e Foto) e Antonio Carlos Tórtoro (educador e diretor do GAF).

Na categoria “Não Fotoclu­be”, participaram os jurados Clovis Quintal (professor de Fotografia), Lu Degobbi (pro­fessora e diretora do GAF), Alexandre Fabrício Pontes da Silva (da Yazigi) e Vilmar Mo­reno (empresário do ramo de fotografia). Ainda participa­ram da atividade alguns inte­grantes do Grupo Amigos da Fotografia, como Tórtoro, Fer­nanda e Francisco Ripamon­te, Lu Degobbi, Elza Rossato, Claudio Spinola, Hélida Maga­lhães, Letícia Marques, Carlos Lagamba e Solange Moreno.

Até 16 de setembro, quem visitar a exposição das 200 fotos selecionadas e premiadas, entre fotoclubes e não fotoclubes, na Casa da Cultura, poderá ver uma maravilhosa mostra de imagens de todo o nosso imenso, rico e belíssimo Brasil: carros de boi em Minas Gerais, barcos no litoral de São Paulo e a arquitetura em grandes e famosas capitais.

Também estão na exposi­ção marinhas, paisagens gaú­chas , belezas do Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janei­ro, Alagoas, Bahia, e muitos outros Estados. Paralelamen­te, no mesmo local, haverá uma exposição de fotos do jovem fotógrafo Rod Tórtoro, com o título: “O que revela a Nikon do Rod”, uma home­nagem póstuma.

Postagens relacionadas

Preta Gil atualiza estado de saúde: ‘Ressaca pós-químio está chata’

William Teodoro

Instituto recebe 61 instrumentos

Redação 1

Um festival para todas as tribos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com