Iniciamos ontem, quarta-feira, a duplicação e o prolongamento de um trecho da avenida Dina Rizzi que há décadas aguardava esta solução. Uma justa reivindicação dos moradores que já foi feita também em várias administrações anteriores. Há cerca de 25 anos a população espera por este trabalho, porque existiam entraves a serem vencidos, também encontrados por nossa administração. A diferença foi a forma de buscar a solução, que se deu de forma persistente, como costumo solicitar a todos os integrantes do governo. Para que não haja desistência diante de um insucesso que sabemos ser temporário.
Tivemos que vencer uma burocracia enorme para conseguir fazer as desapropriações necessárias. Nossa equipe foi aguerrida. Dona de uma dedicação ímpar. Além da burocracia tivemos ainda a difícil tarefa de buscar os meios econômicos para a realização dos investimentos. Fomos atrás e conseguimos os recursos necessários para melhorar a infraestrutura da cidade. Assim como conseguimos para outras regiões, outros bairros. Falo da Dina Rizzi por ser um exemplo presente, onde estamos iniciando as obras. Porque há muitos outros exemplos de pedidos feitos por moradores há décadas e que agora deixam de ser projetos, compromissos, para se tornarem ações concretas, soluções definitivas.
A avenida Antônia Mugnatto Marincek, em fase de conclusão das obras era outra reivindicação de uma grande região da cidade. Vencemos os obstáculos e retomamos a obra que parecia não ter solução no curto prazo. É claro que sempre aparecem imprevistos que levam à ampliação do período de obras, mas sempre é possível resolver, mesmo que o tempo não seja o que desejamos. O que importa é ter a confiança do sucesso no final. E ter a certeza que a equipe escalada dará conta da tarefa. Suplantar os obstáculos é inerente a qualquer trabalho a se realizar.
Outro exemplo de obra que demandou longo período de reivindicações é o prolongamento da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, agora em execução. A via é de extrema importância porque ligará as zonas Sul e Oeste em um extenso corredor. Para a abertura da parte que falta da avenida, também o córrego Califórnia está sendo canalizado. A área de prolongamento da avenida recebeu interceptores de esgoto, que antes era despejado no manancial.
A implantação dos interceptores para a coleta do esgoto era um dos principais pedidos. Há cerca de 30 anos os moradores do bairro aguardavam por este trabalho que praticamente elimina o entupimento de redes e, principalmente, acaba com a destinação inadequada do esgoto no curso d’água. A partir de agora o esgoto segue para a estação de tratamento. São vários problemas solucionados por uma intervenção conjunta e planejada. Não apenas a mobilidade é favorecida, mas também o meio ambiente e, em consequência, a saúde das pessoas do entorno.
Em meio aos exemplos de concretizar, tirar o planejamento do papel, está o recapeamento de ruas da cidade. Quem tem boa memória e visão desapaixonada consegue perceber o quanto de recapeamento já foi feito por ruas antes intransitáveis da cidade, onde tapar os buracos não resolvia. O trabalho emergencial de tapa-buracos também ganhou velocidade com a ampliação do número de equipes e é realizado onde representa solução eficaz. Vamos acabar com os buracos nas ruas da cidade. Uma situação herdada que parecia incontornável. Está comprovado que é possível fazer. E vamos seguir o trabalho como começamos, primeiro nos bairros da periferia, nos locais mais críticos, para chegar ao Centro da cidade, onde houver necessidade. Sem perda de tempo.