A bailarina, coreógrafa e intérprete Denise Matta, da Cia. de Dança Abrindo Portas, vai representar Ribeirão Preto e o Brasil no Encontro da Rede Iberamericana de Vídeodanza (Rediv), que começa nesta terça-feira (27) e vai até sexta-feira, 30 de agosto, em Assunção, no Paraguai. Ela vai ministrar oficina de vídeodança e dançar na Universidade de Danza.
Denise Matta também teve um trabalho de videodança, em parceria com Mariana Meloni, selecionado para a Mostra Cuerpo Digital da Bolívia. Em novembro, no Sesc Ribeirão Preto e no Centro Cultural Palace, será realizada em Ribeirão Preto a 4ª Mostra Internacional – Imagens em Movimento de Videodança de Ribeirão Preto (IMA/RP), com oficinas, palestras e um evento especial.
Haverá uma mostra em comemoração ao centenário de nascimento do norte-americano Mercier Philip Cunningham. Conhecido como Merce Cunnigham (1919- 2009), ele tinha como características marcantes de sua dança o caráter experimental e estilo vanguardista. Foi responsável por mudar os rumos da dança moderna. Criou mais de 200 coreografias. As inscrições para a Imarp vão até 31 de outubro.
Denise Matta
Publicitária e bailarina, formada na metodologia cubana de ballet, com diversos cursos e oficinas de aperfeiçoamento na área de dança com profissionais do Brasil e exterior. Atua como bailarina, professora, coreógrafa e diretora da Cia. Abrindo Portas de Experimentação Cênica – dança e teatro com apresentações em diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Ceará.
Em 2015, fez residência artística em Cochabamba, na Bolívia, e foi convidada no evento de 20 anos do “VideodanzaBA” de Buenos Aires, na Argentina. Ministrou oficinas em Montevidéu, no Uruguai, e também na Bolívia e Argentina. Tem inúmeros trabalhos solos em dança contemporânea e videodanças selecionados e premiados em festivais do Chile, Espanha, Uruguai, Colômbia, Argentina, Grécia, Estados Unidos e vários prêmios no Brasil.
É a diretora geral e artística da Mostra Internacional – Imagens em Movimento de Videodança de Ribeirão Preto (IMA/RP), que já teve três edições na cidade, em 2014, 2016 e 2018, com patrocínio do edital O Boticário na Dança. Representou a Videodança Ribeirão Preto no Festival de Videoarte (Fiva) em 2017 e no encontro da “Rede Iberamericana (Rediv)” e no “VideodanzaBA” de 2018, ambos em Buenos Aires. Foi selecionada no Programa de Ação Cultural (ProAC) Internacionalização de 2018, no Amigos da Casa de 2019 e no Rediv Paraguai 2019.
Em 30 de julho, levou ao Theatro Pedro II o espetáculo “Néctar – O corpo e seus estímulos”, um solo de dança contemporânea da própria Denise Matta com provocação artística de Denise Namura, da companhia À fleur de peau, da França. Dançou a história do café na cidade que foi símbolo de poder dos barões graças ao produto e da produção mundial no século XIX.