Tribuna Ribeirão
Cultura

Catedral recebe tributo a Bach

O projeto “Concerto nas Igrejas” vai prestar homena­gem à obra de Johann Sebas­tian Bach (1685-1750) nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 20 horas, na Catedral Me­tropolitana de São Sebastião, a Igreja Matriz de Ribeirão Preto. No programa estão as obras do compositor alemão “Concerto em lá menor para violino”, “Concerto em ré­Menor para violino e oboé” e “Cantata BWM 80 ‘Ein fest burg ist unser gott’ (Castelo forte é nosso Deus)”.

Johann Sebastian Bach é um dos maiores composito­res de todos os tempos e um dos mais interpretados e gra­vados. A sua extensa obra é catalogada com a abreviatura BWV (Bach-Werke-Verzei­chnis), cuja sequência corres­ponde aos diferentes gêne­ros musicais. O compositor deixou um grande legado cultural com mais de 1.100 composições, entre peças, oratórios, concertos, tocatas, cantatas, paixões, todas em sua maioria músicas sacras.

A Orquestra Sinfônica tem mais de 40 músicos e foi fun­dada em 1921 por músicos e abnegados, entre eles Max Bartsch. Fez sua primeira apresentação em 1938, ano da fundação da mantenedora As­sociação Musical de Ribeirão Preto. Desde então, a Osmrp funciona de modo ininter­rupto e vem desenvolvendo importantes projetos que di­fundem a música erudita, re­afirmando seu papel de des­taque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

Conta com violinos, vio­la, violoncelo, contrabaixo, flautas, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, tímpa­no e percussão. O maestro ti­tular é Reginaldo Nascimento. Desde 29 de maio, a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto é patrimônio cultural imaterial da cidade. Mensalmente, faz apresenta­ções pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros reno­mados mundialmente, e “Ju­ventude tem Concerto” que re­aliza gratuitamente concertos interativos (maestros e músi­cos conversam com o público) dirigidos a crianças e jovens.

Já são mais de 1.550 con­certos oficiais realizados. Em março de 2019, anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma co­nexão direta com os 34 mu­nicípios da Região Metropo­litana. Possui vários projetos, entre eles o “Tocando a Vida”, “Ensaio Aberto”, “Música So­lidária”, “Concerto nas Igre­jas”, “Ciranda Sinfônica” e a série “Concertos Especiais”, além das mensais já citadas.

O projeto “Concerto nas Igrejas”, uma parceria do Sesc com a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, promove uma série de espetáculos em parceria com os músicos da Osmrp. O ob­jetivo é levar a obra de dife­rentes compositores clássicos às igrejas da cidade, demo­cratizando o acesso à música erudita. A Catedral Metropo­litana de São Sebastião fica na rua Florêncio de Abreu s/nº, na Praça das Bandeiras, na região central da cidade. A entrada é livre e gratuita.

Postagens relacionadas

7ª. edição de Congresso Internacional de Leitura impactou público de 13.865 pessoas

Redação 2

Morre Antony Cassino, ex-assistente de Gugu

Redação 1

Peça traz Helena Ranaldi a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com