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As emoções positivas têm um papel importante em promover vários processos cognitivos, tais como, atenção, memória, rotação mental, solução de problemas e cognição social. Emoção positiva refere-se à emoção acompanhada por sentimentos positivos gerados por um indiví­duo devido aos estímulos e eventos internos e externos que vão de encontro às necessidades individuais, aqui incluindo felicidade, interesse, satisfação, orgulho, amor etc. Trata-se de um processo consciente que inclui experiência de satisfação, expressão facial e corporal, avaliação, planejamento comportamental e estado de ativação.

As emoções positivas têm uma vasta amplitude de efeitos sobre os processos cognitivos. Muitos estudos têm revelado que as pessoas que experienciam emoções positivas exibem comportamentos criativos, são integradas, têm uma mente aberta e flexível emocionalmen­te e padrões de comportamento eficientes. A promoção do efeito da emoção positiva sobre a cognição não é exclusivamente refletida na velocidade e acurácia do processamento de informação, mas, também, na mudança da função cognitiva em categorias e níveis, causando mudanças na estrutura cognitiva do processamento de informação, isto é, seus efeitos são de natureza qualitativa e quantitativa.

Emoções positivas como felicidade, interesse e satisfação também podem ser estendidas às instantâneas atividades de pensamento de um indivíduo; por outro lado, as emoções negativas reduzem estas mesmas atividades, de forma que, indivíduos neste contexto produzem apenas com­portamentos específicos, mobilizando a energia corporal para lidar com desafios ambientais específicos. Em outras palavras, as emoções po­sitivas ampliam a capa­cidade de atenção de um indivíduo, enriquecem a flexibilidade cognitiva e atualizam e expandem os mapas cognitivos das pessoas.

Também, as emo­ções positivas facilitam a solução de problemas interpessoais e as negociações, criando uma atmosfera amigável, que capacita os negociadores / parceiros a manipularem melhor as estratégias e soluções de problemas devido, exatamente, à aumentada flexibilidade cognitiva. Esses comportamentos amigáveis podem ser manifes­tados como ajuda, facilitações das relações interpessoais e aumento eficiente dos recursos interpessoais. Importante também destacar que as emoções positivas melhoram as habilidades de enfrentamento das pessoas e promovem a adaptação social. As emoções positivas podem, portanto, afetar tomadas de decisão, resolução de conflito, trabalhos em equipe e a percepção da boa liderança e governança.

Por adição, inúmeros outros estudos têm indicado que as emoções positivas estendem os recursos físicos individuais como, por exemplo, habilidades físicas, saúde, conhecimento dos recursos intelectuais, compreensão psicológica, controle executivo, relações interpessoais e de amizade, redes de suporte social e processos psicológicos que envolvam resiliência, otimismo, sabedoria e criatividade.

Logo, emoções positivas afetam várias dimensões do enriquecimento cognitivo. Portanto, o pleno entendimento dos efeitos das emoções positivas sobre a cognição e seus mecanismos neurais podem ajudar a entender as funções neuropsicológicas normais e anormais.

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