A coluna é o órgão de sustentação do corpo humano responsável pela postura de pé, o que possibilita a pessoa se locomover. É um órgão suscetível a muitas dores. Há trabalhos científicos publicados nas mais importantes revistas médicas do mundo, principalmente dos Estados Unidos e do Reino Unido, mostrando que 100% das pessoas já tiveram, estão tendo ou terão pelo menos um episódio de dor nas costas no decorrer de suas vidas.
A dor constante na coluna pode atingir cerca de 80% da população. No Brasil é a principal causa de dispensa do serviço ou até mesmo de aposentadoria precoce. A dor nas costas pode atingir qualquer parte da coluna trazendo enorme desconforto e piorando demais a qualidade de vida da pessoa. Ela pode ter origem nos músculos, nas vértebras, nos discos, nervos e ligamentos.
Além da dor na coluna em suas diversas partes, pode haver dor na coluna causada por dor em outra parte do corpo, mas que é levada até a coluna. Às vezes a dor original é nos rins, do tipo cólica renal, ou como no caso das mulheres, quando a dor é nos ovários. Mas pode ser causada por infecções ou pelo próprio Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), em que a dor é irradiada do tórax para a coluna. Mas até mesmo um estresse agudo pode causar dor na coluna.
Há ainda o caso de dor na coluna cuja causa seja devido a problemas unicamente musculares e que pode levar ao diagnóstico de fibromialgia. Situações devidas à angústia, ansiedade e depressão podem levar também à dor na coluna. Assim, a coluna também pode até ser considerada como um órgão de choque.
Uma dor na coluna em que a pessoa passa a sentir também dor na parte posterior da coxa e em alguns casos atingindo até o pé, trata-se da dor no nervo ciático. Hérnia de disco é outra condição bastante frequente e com dor de grande intensidade, em que algumas vezes só a cirurgia pode resolver. Nesses casos está havendo uma compressão do nervo que é responsável pela dor de grande intensidade levando a pessoa até a impossibilidade de se locomover e até mesmo de ficar de pé ou sentada.
Assim, a pessoa fica imobilizada no leito e ainda necessita de uma determinada posição para ser mais confortável. A dor pode ser tão intensa que nem mesmo o melhor remédio para dor, que é a morfina, consegue aliviar, levando a pessoa à situação de verdadeiro desespero, tamanha é a dor e o sofrimento. Existem muitas causas para a dor nas costas, que vão desde excesso ou falta de atividade físicas às alterações como a cifose, em que a coluna se apresenta torta para a frente, ou a lordose, que é para trás.
Doenças como o aneurisma de aorta ou traumatismo e o próprio estresse também causam dor na coluna. Muitos distúrbios abdominais como a apendicite, pedra nos rins, na vesícula, infecções na bexiga e no caso específico das mulheres, a endometriose ou o câncer de ovário também levam à dor na coluna. No caso dos homens a torção dos testículos também é responsável por dor nas costas. (Continua na próxima semana)