Na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, a prefeitura de Ribeirão Preto assinou o convênio entre a Escola da Inteligência, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e as secretarias municipais da Assistência Social (Semas) e Educação (SME). O programa educacional é realizado pelo Instituto Augusto Cury e será ministrado, de forma gratuita, a cerca de 130 gestores escolares e 50 profissionais da Semas, como assistentes, psicólogos, gestores e administrativos.
Participaram da solenidade, na Sala do Espelhos do Theatro Pedro II, a primeira-dama e presidente do FSS, Samanta Duarte Nogueira, o secretário da Assistência Social, Guido Desinde Filho, e o da Educação, Felipe Elias Miguel. As psicólogas Maria Rita e Nayara Rodrigues representaram o Instituto Augusto Cury.
Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, a metodologia implementa, por meio da educação das emoções e da inteligência, uma cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, da saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis.
“As secretarias da Assistência Social e Educação lidam diariamente com milhares de crianças em situação de risco, que estão inseridas em contextos de famílias dependentes químicas, vítimas de violência. Proporcionando esse fortalecimento emocional aos nossos profissionais, indiretamente proporcionamos também aos alunos da rede municipal e a todos que são atendidos pela Assistência Social”, afirmou Samanta Nogueira.
Felipe Elias Miguel afirmou que, com a participação no programa, mais de três mil professores e cerca de 47 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados por essa parceria. Guido Desinde ressaltou a importância de capacitar as equipes que lidam com pessoas de todas as idades em diversas situações de vulnerabilidade.
“Esse tema que será trabalhado, gestão da emoção, é algo com que lidamos diariamente. É de extrema importância que nossas equipes tenham seu lado emocional fortalecido e muito bem preparado e, assim, podem passar àqueles que atendem”, disse.