Tribuna Ribeirão
Política

Prédio antigo pode ter espaço da OAB

JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

A Câmara de Vereadores já analisa um projeto de resolução que prevê a cessão de um espa­ço no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, atual sede do Legisla­tivo, para a instalação de uma es­pécie de sucursal da 12ª Ordem dos Advogados do Brasil (OAB­-RP). O autor do requerimento que deu origem à proposta da Mesa Diretora, Marcos Papa (Rede) alega que a transferência dos 27 gabinetes para o edifício anexo deixará um grande espa­ço ocioso, motivo pelo qual pro­pôs a destinação.

Segundo ele, a OAB de Ri­beirão Preto tem estado presente no Legislativo – em todas as ses­sões ordinárias e extraordinárias – por meio de seu representante, o advogado Lucas Gabriel Pe­reira, reforçando o interesse da instituição em assuntos discu­tidos e auxiliando na lisura dos processos. “Vale ressaltar que a presente ideia é fruto de delibe­ração feita com o representan­te da Ordem dos Advogados. Ciente da ociosidade do espaço público no prédio principal após a mudança dos gabinetes, ele viu por bem a destinação de um es­paço para a instituição”, diz parte da justificativa.

A proposta está na Secreta­ria Legislativa da Câmara, onde poderá receber emendas par­lamentares. Outro projeto de resolução em análise pela Co­missão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) prevê que parte do atual prédio seja transforma­da em um centro de prestação de serviços para a população. inclusive com a presença da Or­dem dos Advogados do Brasil.

A proposta é da Mesa Di­retora e estabelece que as coor­denadorias Jurídica, Adminis­trativa e Legislativa da Câmara Municipal realizem estudos de viabilidade para parcerias com entidades da sociedade civil para a implantação do centro. Pelo projeto, com a inauguração do anexo e a readequação de uso do prédio onde ficará a parte admi­nistrativa e jurídica da Câmara, sobrará espaço suficiente para a implantação do centro de aten­dimento para a população.

Entre as entidades listadas para parcerias está a Ordem dos Advogados do Brasil, Poupa­tempo e Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), entre outros. Também está prevista a implan­tação do auditório cidadão para realização de eventos ligados à cidadania. Na justificativa, os ve­readores da Mesa Diretora afir­mam que “a Câmara Municipal tem o objetivo de trazer serviços e ferramentas para mais perto dos cidadãos, de forma simplifi­cada e ao alcance de todos, além de estruturas para desenvolvi­mento de reuniões e estudos que poderão ser utilizados por enti­dades que buscam a melhoria do nosso município e o suporte à população como um todo”.

Finaliza dizendo que “ao am­pliar o acesso da população a ser­viços essenciais, a Câmara inten­sifica a relação entre munícipes e o Poder Legislativo, aproximan­do-os da política local, fomen­tando, assim, o interesse pelos trabalhos legislativos e pelo con­trole dos atos da administração do município”, diz parte do texto.

Para o presidente da Câma­ra, Lincoln Fernandes (PDT), o objetivo da proposta é viabilizar o acesso rápido e de forma efi­ciente para a população, além dos serviços prestados pelas organizações sociais e de classe de Ribeirão Preto. Ele afirma que pelo fato de a Câmara estar localizada na região central da cidade, a implantação do centro é muito importante. Os recursos para a viabilização do projeto, caso seja aprovado, virão de do­tação do próprio Legislativo.

Postagens relacionadas

Guedes diz que Previdência é ‘fábrica de desigualdades’

Redação 1

Vereadores de Ribeirão aprovam novo auxílio que “compensa” perda de Prêmio extinto pela Justiça

Redação

Nove de Julho: Prefeitura notifica oficialmente construtora responsável

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com