Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis participaram, no último sábado, 10 de agosto, da 44ª Semana de Portinari, em Brodowski. De acordo com Sebastião Romão, diretor de capacitação e treinamento da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap), 20 detentos colaboraram com os trabalhos de pintura, produzindo seis painéis e um mural de aproximadamente 20 metros.
Eles foram orientados pelo artista plástico Aílton Rufatto, com base nas diretrizes do projeto “Arte que Liberta”. Romão explica que a escolha dos reeducandos que virão a participar de projetos semelhantes ocorre, geralmente, no momento da chegada do detento à unidade prisional. “É feita uma entrevista para saber se ele tem alguma habilidade, o que gosta de fazer. Se gosta de pintar, possibilitamos que desenvolva essa aptidão.”
Ele explica ainda que todo o material de pintura é fornecido pela Funap, por meio do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, um dos inúmeros projetos executados pela instituição, sob a coordenação do diretor-executivo Henrique Neto.
“É através da educação, da arte, que o reeducando muda e se torna apto a retornar à sociedade”, observa Romão, acrescentando que os projetos da fundação “libertam e transformam vidas”. Segundo ele, o desenvolvimento de tais trabalhos pelos presos também permite que eles consigam remição de suas penas.
O evento foi realizado pelo Museu Casa de Portinari, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, e contou com a parceria da Funap. A 44ª Semana de Portinari prossegue até dia 25 e é uma parceria da Acam Portinari com a prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski. A tradicional e especial programação tem diversas exposições, pintura mural, apresentações artísticas, shows, ações literárias, feiras e oficinas.
Nesta quinta-feira (15) terá início a Piazza Della Nonna. A programação inclui culinária típica, música e apresentações de danças, artísticas e culturais. Além disso, homenageará as famílias brodowskianas de ascendência italiana, entre outras, que contribuíram para o processo histórico do pequeno povoado, elevado à categoria de município em 1913. Vai até domingo (18). A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento promovido anualmente também celebra o aniversário de 106 anos de Brodowski, comemorado em 22 de agosto. Informações pelo site www.museucasadeportinari.org.br ou pelo telefone (16) 3664-4284.
“Os italianos, que vieram para o Brasil, trouxeram na bagagem muitas características e tradições que foram incorporadas à cultura brasileira. Além de celebrarmos as famílias, valorizamos a significativa contribuição da imigração para o desenvolvimento social, cultural, econômico e a formação histórica do Brasil”, diz Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari. Ela ainda ressalta que essas memórias estão coligadas ao espaço cultural: “Aqui temos o expoente máximo dessa representatividade: a família Portinari”.