Tribuna Ribeirão
Cultura

Reeducandos pintam mural de vinte metros

FOTO: DIVULGAÇÃO/FUNAP

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis parti­ciparam, no último sábado, 10 de agosto, da 44ª Semana de Portinari, em Brodowski. De acordo com Sebastião Ro­mão, diretor de capacitação e treinamento da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap), 20 detentos colaboraram com os trabalhos de pintura, produ­zindo seis painéis e um mural de aproximadamente 20 me­tros.

Eles foram orientados pelo artista plástico Aílton Rufatto, com base nas dire­trizes do projeto “Arte que Liberta”. Romão explica que a escolha dos reeducandos que virão a participar de projetos semelhantes ocorre, geral­mente, no momento da che­gada do detento à unidade prisional. “É feita uma entre­vista para saber se ele tem al­guma habilidade, o que gosta de fazer. Se gosta de pintar, possibilitamos que desenvol­va essa aptidão.”

Ele explica ainda que todo o material de pintura é forne­cido pela Funap, por meio do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, um dos inúmeros projetos execu­tados pela instituição, sob a coordenação do diretor-exe­cutivo Henrique Neto.

“É através da educação, da arte, que o reeducando muda e se torna apto a retornar à sociedade”, observa Romão, acrescentando que os proje­tos da fundação “libertam e transformam vidas”. Segundo ele, o desenvolvimento de tais trabalhos pelos presos tam­bém permite que eles consi­gam remição de suas penas.

O evento foi realizado pelo Museu Casa de Portina­ri, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Esta­do, e contou com a parceria da Funap. A 44ª Semana de Portinari prossegue até dia 25 e é uma parceria da Acam Portinari com a prefeitura do Município de Interesse Turís­tico de Brodowski. A tradi­cional e especial programa­ção tem diversas exposições, pintura mural, apresentações artísticas, shows, ações literá­rias, feiras e oficinas.

Nesta quinta-feira (15) terá início a Piazza Della Nonna. A programação in­clui culinária típica, música e apresentações de danças, artísticas e culturais. Além disso, homenageará as famí­lias brodowskianas de ascen­dência italiana, entre outras, que contribuíram para o pro­cesso histórico do pequeno povoado, elevado à categoria de município em 1913. Vai até domingo (18). A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento promovido anual­mente também celebra o ani­versário de 106 anos de Bro­dowski, comemorado em 22 de agosto. Informações pelo site www.museucasadeporti­nari.org.br ou pelo telefone (16) 3664-4284.

“Os italianos, que vieram para o Brasil, trouxeram na bagagem muitas caracterís­ticas e tradições que foram incorporadas à cultura bra­sileira. Além de celebrarmos as famílias, valorizamos a significativa contribuição da imigração para o desen­volvimento social, cultural, econômico e a formação his­tórica do Brasil”, diz Cristia­ne Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari. Ela ainda ressalta que essas memórias estão coligadas ao espaço cul­tural: “Aqui temos o expoente máximo dessa representativi­dade: a família Portinari”.

Postagens relacionadas

Ancine quer bandeira do Brasil em projetos

Redação 1

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

William Teodoro

O 8º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto começa nesta sexta, 16

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com