O Botafogo encara o Bragantino nesta sexta-feira, às 21h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em jogo válido pela 15º rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e tem a seu favor, o bom desempenho jogando longe do estádio Santa Cruz.
Dentre os 40 clubes que integram a primeira e segunda divisão do futebol brasileiro, o Pantera é a equipe que registra a segunda melhor campanha como visitante das principais divisões nacionais. Até aqui, o Botafogo soma 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas jogando longe de seus domínios, o que totaliza um aproveitamento de 61,9%.
O melhor visitante é o Santos, que possui 4 vitórias, 1 derrota e 1 empate, com aproveitamento de 72,2%. Na terceira colocação vem o São Paulo com 3 vitórias, 1 derrota e 2 empates, com 61,1% de aproveitamento.
No ano passado, dos quatro clubes que conquistaram o acesso, nenhum registrou aproveitamento superior a 60%. O Fortaleza obteve 49,1%, CSA 49,1%, Avaí 56,1% e Goiás 50,8%. Se o Botafogo melhorar seu rendimento jogando em casa e mantiver o desempenho atuando fora, a tendência é que o Tricolor se mantenha no radar do acesso até o final da competição.
Diante do Bragantino, o Botafogo tem a possibilidade de manter o bom momento atuando como visitante. Apesar de apresentando, Hemerson Maria ainda não poderá ficar no banco de reservas. Seu auxiliar, Emerson Nunes, vai comandar o time.
No último treinamento antes do jogo, o primeiro de Maria no comando do Pantera, o treinador foi a campo e promoveu uma atividade bastante intensa e voltada para a parte tática. Pelo trabalho, foi possível ver em campo o que deve ser o time titular do Botafogo.
A tendência é que o Tricolor inicie a partida com a seguinte escalação: Darley; Lucas Mendes, Luiz Otávio, Leandro Amaro e Vinicius Freitas; Jonata Machado, Marlon Freitas, Murilo e Nadson; Henan e Felipe Saraiva. Apesar de a escalação ser praticamente a mesma que Roberto Cavalo vinha utilizando, houve uma mudança na formação, que saiu do 4-3-3 para o 4-4-2.