Os tributos embutidos nos presentes mais populares do Dia dos Pais podem pesar no bolso do consumidor este ano, segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No caso de um perfume nacional de R$ 120, cerca de R$ 83 são desembolsados só para o pagamento de impostos que incidem sobre o preço final do produto.
Em termos percentuais, isso significa uma carga tributária de 69,13%. No caso de uma fragrância importada, a alíquota sobe para 78,99% – é a mais alta da lista de 43 produtos. As bebidas alcoólicas também estão no topo do ranking: vinho importado (69,73% de impostos), vodca (67,03%) e whisky (67,03%). “As tributações são muito altas para o pouco retorno que a população tem em serviços”, diz economista da ACSP, Marcel Solimeo.
“Além disso, o emaranhado burocrático do sistema tributário brasileiro encarece e atrapalha a vida das empresas e dos cidadãos. Acertadamente a reforma tributária é a próxima a ser proposta pelo governo, depois da aprovação da reforma da Previdência”, comenta. “Toda simplificação de tributos é bem-vinda, mas ela precisa ser estudada de forma profunda para que não resulte em aumento da carga, prejudicando ainda mais os investimentos e o poder de compra do brasileiro”, alerta Solimeo.
Entre os presentes do levantamento de Dia dos Pais estão a camisa, com tributação de 34,67%, a mesma alíquota de outros itens de vestuário como pijama, calça jeans, camiseta de times de futebol e casaco de couro. Já o livro (15,52%) e os ingressos para eventos culturais e esportivos (20,85%) são os menos tributados. A lista foi encomendada pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
As vendas no comércio varejista puxadas pelo Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 11 de agosto, deve gerar um faturamento de R$ 5,6 bilhões, alta de 2,1% em relação às vendas registradas em 2018, já descontada a inflação, estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
As lojas da região central (calçadão e adjacências) e dos principais corredores comerciais de Ribeirão Preto – avenida da Saudade (Campos Elíseos), avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e Boulevard (Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, na Zona Sul) – terão horário especial de funcionamento às vésperas do Dias dos Pais, celebrado neste domingo, 11 de agosto. Na sexta-feira (9), os estabelecimentos ficarão abertos das nove às 22 horas. No sábado (10), o atendimento será das nove às 18horas.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) estima que este ano o tíquete médio dos presentes será entre R$ 60 e R$ 120.
Segundo o presidente da entidade, Paulo César Garcia Lopes, o Dia dos Pais vem se consolidando no calendário e a expectativa é de crescimento de 4% nas vendas. Ele diz que filhos devem comprar produtos de uso pessoal como acessórios, calçados e vestuário.
Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) nas 27 capitais brasileiras, 67% dos consumidores pretendem ir às compras por conta do Dia dos Pais. A taxa representa um aumento de seis pontos percentuais em relação a 2018.
Na prática, isso significa que aproximadamente 105 milhões de pessoas devem comprar presentes para entregar a seus entes queridos no segundo domingo de agosto. Para a alegria do varejo, o valor que os entrevistados pretendem dispender com os “mimos” também subiu: em média, pretende-se gastar R$ 189,98, acréscimo de R$ 41 em relação a 2018 – gerando no comércio um movimento de cerca de R$ 20 bilhões.