Na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, o Comando de Policiamento do Interior (CPI- 3) recebeu 49 novas viaturas. Trinta e cinco são radiopatrulhas do modelo GM Spin, além de 14 motocicletas do modelo Honda XRE 300. O Estado de São Paulo investiu R$ 2,1 milhões na compra dos veículos para a Polícia Militar.
O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) acompanhou a entrega ao lado do subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Fernando Alencar Medeiros, o comandante do CPI-3, Coronel PM Carlos Alberto Machado, prefeitos e autoridades da região. O chefe do Executivo destacou a importância do trabalho da PM e como o apoio da Guarda Civil Metropolitana e de outros investimentos da administração municipal já mostram resultados.
“Além do investimento nos equipamentos, o importante é podermos contar com os recursos humanos da melhor polícia do Brasil. Os jornais estamparam que Ribeirão Preto, entre as grandes cidades brasileiras, é a 34ª em menor índice de criminalidade. Isso é fruto do esforço e da coragem de todos os nossos policiais em servir a população”, destacou.
Ribeirão Preto recebeu doze novas viaturas, sendo dez radiopatrulhas e duas motocicletas, totalizando R$ 549,5 mil em investimentos. Até o fim do ano, a cidade receberá o total de 26 novas viaturas. Para o Coronel PM Carlos Alberto Machado, os investimentos serão importantes para dar mais estrutura ao excelente trabalho já realizado pelos policiais.
“Para que possamos dar um melhor equipamento ao nosso policial militar, a célula da PM mais importante, o nosso homem e a nossa mulher, que 24 horas, diuturnamente, saem às ruas para dar proteção a nossa comunidade”, falou.
O governo de São Paulo tem investido em segurança pública nos últimos meses, prestigiando a região de Ribeirão Preto com a construção do Centro de Operações da Polícia Militar (Copm), a criação do batalha do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), concursos para a Polícia Militar, aumentando a quantidade de alunos no gabinete de treinamento do CPI-3 e, agora, com a entrega das viaturas.
As demais viaturas vão para as PMs de Brodowski, Araraquara, Taquaritinga, Itápolis, Matão, Ibitinga, Franca, Batatais, Igarapava, Orlândia, São Joaquim da Barra, Barretos, Altair, São Carlos, Sertãozinho, Pontal, Jaboticabal e Guariba.
Até o final do ano mais 46 viaturas serão entregues para a região, completando um total de 97 veículos novos para a Polícia Militar.
O CPI-3 abrange 93 cidades e atende cerca de 3,7 milhões habitantes. Conta com sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. São 39 distritos no total e quatro mil policiais militares que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região.