Abrindo a programação do final de semana, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto recebe nesta sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 19 horas, o Flor de Aguapé. A apresentação no projeto Sound Open Air contará com um repertório repleto de ritmos, entre eles chorinho, valsa, maxixe, MPB e samba, além de músicas do primeiro CD do grupo, homônimo, com composições inéditas e grandes clássicos
“Nesta semana, estamos com uma atração estreante no projeto que promete ser sucesso. A banda levará sua experiência na música popular brasileira para o palco do Sound Open Air”, comenta Carolina Pajaro, gerente de marketing do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. O show gratuito acontece no Open Mall do empreendimento, na avenida Luiz Eduardo Toledo Prado nº 900, na Vila do Golfe, Zona Sul, a partir das 19 horas.
Formado por Jacque Falcheti (voz), Leonardo Freitas (piano), Alexandre Peres (cavaco) e Ricardo Perez (pandeiro), o Flor de Aguapé faz parte da nova geração de músicos e instrumentistas que apostam na linguagem do choro, especificamente o cantado. O CD lançado em 2017 apresenta canções inéditas de integrantes do grupo e de letristas e compositores do interior de São Paulo.
Entre eles estão João Camareiro, Rui Kleiner, Iury Reis, Iara Ferreira e Glauber Seixas, além de nomes consagrados da MPB, como Paulo César Pinheiro. O trabalho também presta homenagem aos compositores da velha guarda do choro de Ribeirão Preto, com a gravação de músicas de Belmácio Pousa Godinho e Horvildes Simões.
O Flor de Aguapé foi formado em 2012 em Ribeirão Preto e é conhecido pelo trabalho de pesquisa e promoção do repertório tradicional e atual do choro, valorizando o canto dentro desse gênero musical e também os arranjos instrumentais minuciosos. O primeiro show do grupo ocorreu ainda em 2012, intitulado “Choro de cordas: Melodia e poesia”, dedicado às interpretações de clássicos do gênero.
Em 2015 o grupo iniciou uma seleção de repertório próprio com composições inéditas dos integrantes e de compositores de choro da região interiorana de São Paulo. Com este material o grupo foi premiado pelo ProAc Editais (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) para gravação de seu primeiro CD, lançado em 2017, para dar continuidade ao trabalho de difusão do choro com poesia. O álbum, que leva o nome do grupo, teve a direção musical de Paulinho Leme e participação especial do clarinetista Alexandre Ribeiro.
Os shows do grupo trazem ritmos como o samba-choro, choro canção, valsa, maxixe, dentre outros que permeiam o gênero choro, com poesia e interpretações ímpares. A inusitada formação instrumental do Flor de Aguapé, composta por piano, cavaco e pandeiro, reforça ainda mais a delicadeza e apuro dos arranjos e favorece o choro cantado, valorizando o diálogo entre música e letra.