O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) afirmou nesta sexta-feira, 2 de agosto, que em apenas dois anos sua administração já recapeou a mesma quantidade de ruas e avenidas do que a sua antecessora, Dárcy Vera (sem partido), conseguiu fazer em seus dois mandatos. Ou seja, em oito anos de governo. A comparação foi feita durante coletiva sobre o Programa Ribeirão Mobilidade, que reuniu empresários, secretários municipais, vereadores e a imprensa no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).
De acordo com os dados apresentados pelo prefeito em um telão, enquanto entre 2009 e 2016 foram recapeados pelo antigo governo 200,4 quilômetros de ruas e avenidas, a atual administração realizou – nos últimos dois anos – o recapeamento de 200,7, ou 13,4% dos 1.500 quilômetros da malha viária municipal. O Ribeirão Mobilidade sairá do papel com recursos de R$ 310 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade e do Saneamento, do governo federal, e com repasse do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito, totalizando R$ 500 milhões para a realização de 27 obras.
O prefeito lembrou que os corredores de ônibus e as demais obras vão priorizar o transporte público, que atualmente tem cerca de 4.154.118 usuários por mês. A maior parte do financiamento, ou R$ 310 milhões, foi conquistada na gestão de Dárcy Vera, que também quase perdeu a verba por não dar andamento aos projetos. Entre os bairros citados por Duarte Nogueira estão o Quintino Facci I, Quintino Facci II, Avelino Alves Palma, Adelino Simioni, Antônio Marincek, Jardim Jandaia, Jardim Heitor Rigon, Jardim Valentina Figueiredo, Vila Tibério, Alto do Ipiranga, Vila Amélia e Sumarezinho.
O evento na Acirp foi realizado para dar publicidade sobre como estão o andamento das obras do Ribeirão Mobilidade. Para viabilizar a parceria com o governo federal, a prefeitura entrou com contrapartida de R$ 33,4 milhões via empréstimo junto ao Banco do Brasil. A operação foi aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado. O prefeito destacou que as obras do Ribeirão Mobilidade foram pensadas para garantir mais agilidade no trânsito.
Ressaltou que os 56 quilômetros de corredores de ônibus estão sendo planejados e viabilizados para que as pessoas fiquem cada vez menos tempo dentro do veículo e cheguem de um ponto a outro da cidade em um tempo menor. Essa é uma da principais preocupações da Acirp, já que centros comerciais importantes como os das avenidas Dom Pedro I, no Ipiranga, e da Saudade, nos Campos Elíseos, ambos na Zona Norte, vão perder vagas para estacionamento.
O tucano ressaltou que as obras são fundamentais para a cidade, pois permitirão maior fluidez em regiões onde o trafego de veículos apresenta graves problemas. Nos últimos 20 anos, a frota de veículos registrada em Ribeirão Preto cresceu 148%, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), passando de 215.043 automóveis em 1997 para 544.914 no final de 2018.
Durante o evento, o presidente da Associação Comercial e Industrial, Dorival Balbino, lembrou que a entidade tem se reunido com a prefeitura nos últimos dois anos para discutir e cobrar que as obras viárias sejam planejadas de forma a evitar prejuízos para os comerciantes. Balbino também solicitou que a administração faça com que as empresas vencedoras das licitações contratem trabalhadores de Ribeirão Preto.
“Milhares de empresas estão localizadas ao longo das avenidas onde serão construídos os corredores de ônibus e outras obras. Como estamos vindo de longos anos de crise e queda nas vendas, sabemos que alguns poucos meses de piora nos negócios podem ser a diferença entre a vida e a morte de muitas empresas”, afirma Balbino.
Por isso, já em 2018 a associação solicitou da prefeitura que as obras sejam executadas por etapas e que haja reuniões com as empresas das regiões atingidas com o intuito de oferecer informações que reduzam a insegurança dos empresários. Também, após diversas reuniões com empresários e de estudos realizados pelo Núcleo de Acompanhamento ao Plano Diretor e suas Leis Complementares da Acirp, a entidade entregou um ofício, em julho deste ano, com propostas para diminuir possíveis prejuízos para comerciantes e moradores das regiões onde os editais já foram publicados e fará o mesmo nas outras regiões.
Algumas das principais reivindicações são que as obras sejam realizadas por etapas, que não coincidam com o período natalino e que sejam criadas alternativas para a manutenção e/ ou aumento das vagas rotativas em vias perpendiculares e paralelas. No evento de ontem, Duarte Nogueira afirmou que vai seguir a reivindicação da Acirp de executar as obras por etapas e que todas as outras propostas da entidade serão analisadas para que comerciantes e moradores não sejam prejudicados.
“O programa Ribeirão Mobilidade fará com que a cidade tenha fluidez. O objetivo principal das obras é fazer com que o tempo médio de deslocamento das nossas 116 linhas de ônibus seja de meia hora e, ainda, que elas tenham regularidade e pontualidade. Queremos melhorar o transporte coletivo para a população e beneficiar a cidade como um todo”, diz o prefeito.
Algumas das 27 obras do Ribeirão Mobilidade
Entregues
– Três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, entre as ruas José Bonifácio e Paraíba, Visconde de Inhaúma e Tamandaré e entre as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant. Custou R$ 2,208 milhões
Em andamento
– Duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Ribieão Verde, na Zona Leste, prevista para ser entregue este ano. Além da duplicação da via, o local contará com uma ciclovia de quatro quilômetros. Custo de aproximadamente R$ 25 milhões – Ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, entre a Braz Olaia Acosta e Caramuru, numa extensão de 1,3 quilômetros, na Zona Sul – Readequação viária com abertura de rotatória e semaforização das avenidas Portugal, Nove de Julho, Antônio Diederichsen e Costábile Romano, além de readequação viária no cruzamento das avenidas Diederichsen, Presidente Vargas e Itatiaia – Recuperação de trecho da Estrada do Piripau. As obras de melhorias serão executadas por 5,8 quilômetros de extensão
Em licitação
– Construção de ponte sobre o ribeirão Preto entre a avenida Fabio Barreto com a rua Pompeu de Camargo – Construção de viaduto na avenida Brasil com a Thomaz Alberto Wathely – Túnel ligando as avenidas Independência e Presidente Vargas, passando por baixo da avenida Nove de Julho – Duplicação e prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, entre as ruas José Antônio Pantoglio e Doutor Waldo Silveira, no Cândido Portinari – Construção de viaduto no cruzamento das avenidas Brasil com Mogiana – Construção de ponte de concreto sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Maria de Jesus Condeixa – Ciclovias nas avenidas Octavio Golfeto e Francisco Maggioni – Implantação do corredor de ônibus e ciclovia na avenida do Café – Implantação do corredor de ônibus na avenida Dom Pedro I – Implantação do corredor de ônibus na avenida da Saudade e na rua São Paulo – Implantação do corredor de ônibus na avenida Presidente Vargas – Implantação do corredor de ônibus Norte x Sul – Implantação do corredor de ônibus Leste x Oeste – Implantação do corredor de ônibus na região central