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Pacote de 27 obras vai custar R$ 500 mi

FOTO: JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) afirmou nes­ta sexta-feira, 2 de agosto, que em apenas dois anos sua admi­nistração já recapeou a mesma quantidade de ruas e avenidas do que a sua antecessora, Dár­cy Vera (sem partido), conse­guiu fazer em seus dois man­datos. Ou seja, em oito anos de governo. A comparação foi feita durante coletiva sobre o Programa Ribeirão Mobilidade, que reuniu empresários, secre­tários municipais, vereadores e a imprensa no auditório da Asso­ciação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).

De acordo com os dados apresentados pelo prefeito em um telão, enquanto entre 2009 e 2016 foram recapeados pelo an­tigo governo 200,4 quilômetros de ruas e avenidas, a atual admi­nistração realizou – nos últimos dois anos – o recapeamento de 200,7, ou 13,4% dos 1.500 qui­lômetros da malha viária mu­nicipal. O Ribeirão Mobilidade sairá do papel com recursos de R$ 310 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade e do Saneamento, do governo fe­deral, e com repasse do Finan­ciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito, totalizando R$ 500 milhões para a realização de 27 obras.

O prefeito lembrou que os corredores de ônibus e as demais obras vão priorizar o transporte público, que atualmente tem cer­ca de 4.154.118 usuários por mês. A maior parte do financiamento, ou R$ 310 milhões, foi conquista­da na gestão de Dárcy Vera, que também quase perdeu a verba por não dar andamento aos projetos. Entre os bairros citados por Du­arte Nogueira estão o Quintino Facci I, Quintino Facci II, Avelino Alves Palma, Adelino Simioni, Antônio Marincek, Jardim Jan­daia, Jardim Heitor Rigon, Jar­dim Valentina Figueiredo, Vila Tibério, Alto do Ipiranga, Vila Amélia e Sumarezinho.

O evento na Acirp foi reali­zado para dar publicidade sobre como estão o andamento das obras do Ribeirão Mobilidade. Para viabilizar a parceria com o governo federal, a prefeitura entrou com contrapartida de R$ 33,4 milhões via empréstimo junto ao Banco do Brasil. A ope­ração foi aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado. O prefeito destacou que as obras do Ribeirão Mobilidade foram pensadas para garantir mais agi­lidade no trânsito.

Ressaltou que os 56 quilôme­tros de corredores de ônibus es­tão sendo planejados e viabiliza­dos para que as pessoas fiquem cada vez menos tempo dentro do veículo e cheguem de um ponto a outro da cidade em um tempo menor. Essa é uma da principais preocupações da Acirp, já que centros comerciais importantes como os das avenidas Dom Pe­dro I, no Ipiranga, e da Saudade, nos Campos Elíseos, ambos na Zona Norte, vão perder vagas para estacionamento.

O tucano ressaltou que as obras são fundamentais para a cidade, pois permitirão maior fluidez em regiões onde o tra­fego de veículos apresenta gra­ves problemas. Nos últimos 20 anos, a frota de veículos registrada em Ribeirão Preto cresceu 148%, de acordo com dados do Departamento Esta­dual de Trânsito de São Pau­lo (Detran.SP), passando de 215.043 automóveis em 1997 para 544.914 no final de 2018.

Durante o evento, o presi­dente da Associação Comer­cial e Industrial, Dorival Bal­bino, lembrou que a entidade tem se reunido com a prefeitu­ra nos últimos dois anos para discutir e cobrar que as obras viárias sejam planejadas de forma a evitar prejuízos para os comerciantes. Balbino tam­bém solicitou que a adminis­tração faça com que as empre­sas vencedoras das licitações contratem trabalhadores de Ribeirão Preto.

“Milhares de empresas estão localizadas ao longo das aveni­das onde serão construídos os corredores de ônibus e outras obras. Como estamos vindo de longos anos de crise e queda nas vendas, sabemos que alguns poucos meses de piora nos ne­gócios podem ser a diferença entre a vida e a morte de muitas empresas”, afirma Balbino.

Por isso, já em 2018 a asso­ciação solicitou da prefeitura que as obras sejam executadas por etapas e que haja reuniões com as empresas das regiões atingidas com o intuito de ofe­recer informações que reduzam a insegurança dos empresários. Também, após diversas reuni­ões com empresários e de estu­dos realizados pelo Núcleo de Acompanhamento ao Plano Diretor e suas Leis Comple­mentares da Acirp, a entidade entregou um ofício, em julho deste ano, com propostas para diminuir possíveis prejuízos para comerciantes e morado­res das regiões onde os editais já foram publicados e fará o mesmo nas outras regiões.

Algumas das principais rei­vindicações são que as obras sejam realizadas por etapas, que não coincidam com o período natalino e que sejam criadas al­ternativas para a manutenção e/ ou aumento das vagas rotativas em vias perpendiculares e para­lelas. No evento de ontem, Du­arte Nogueira afirmou que vai seguir a reivindicação da Acirp de executar as obras por etapas e que todas as outras propostas da entidade serão analisadas para que comerciantes e moradores não sejam prejudicados.

“O programa Ribeirão Mo­bilidade fará com que a cidade tenha fluidez. O objetivo princi­pal das obras é fazer com que o tempo médio de deslocamento das nossas 116 linhas de ônibus seja de meia hora e, ainda, que elas tenham regularidade e pon­tualidade. Queremos melhorar o transporte coletivo para a po­pulação e beneficiar a cidade como um todo”, diz o prefeito.


Algumas das 27 obras do Ribeirão Mobilidade
Entregues
– Três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, entre as ruas José Bo­nifácio e Paraíba, Visconde de Inhaúma e Tamandaré e entre as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant. Custou R$ 2,208 milhões
Em andamento
– Duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Ribieão Verde, na Zona Leste, prevista para ser entregue este ano. Além da duplicação da via, o local contará com uma ciclovia de quatro quilô­metros. Custo de aproximadamente R$ 25 milhões – Ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, entre a Braz Olaia Acosta e Caramuru, numa extensão de 1,3 quilômetros, na Zona Sul – Readequação viária com abertura de rotatória e semaforização das avenidas Portugal, Nove de Julho, Antônio Diederichsen e Costábile Romano, além de readequação viária no cruzamento das avenidas Diederichsen, Presidente Vargas e Itatiaia – Recuperação de trecho da Estrada do Piripau. As obras de melho­rias serão executadas por 5,8 quilômetros de extensão
Em licitação
– Construção de ponte sobre o ribeirão Preto entre a avenida Fabio Barreto com a rua Pompeu de Camargo – Construção de viaduto na avenida Brasil com a Thomaz Alberto Wathely – Túnel ligando as avenidas Independência e Presidente Vargas, passando por baixo da avenida Nove de Julho – Duplicação e prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, entre as ruas José Antônio Pantoglio e Doutor Waldo Silveira, no Cândido Portinari – Construção de viaduto no cruzamento das avenidas Brasil com Mogiana – Construção de ponte de concreto sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Maria de Jesus Condeixa – Ciclovias nas avenidas Octavio Golfeto e Francisco Maggioni – Implantação do corredor de ônibus e ciclovia na avenida do Café – Implantação do corredor de ônibus na avenida Dom Pedro I – Implantação do corredor de ônibus na avenida da Saudade e na rua São Paulo – Implantação do corredor de ônibus na avenida Presidente Vargas – Implantação do corredor de ônibus Norte x Sul – Implantação do corredor de ônibus Leste x Oeste – Implantação do corredor de ônibus na região central

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