No cenário nacional todos acompanham as movimentações da Câmara dos Deputados na tramitação da PEC da reforma da previdência que já teve a aprovação em primeira votação.
Todo esse processamento do projeto depende de vários agentes do Poder Legislativo que desempenham funções variadas para o melhor resultado, desde servidores que contribuem com a coleta de sugestões da sociedade aos que organizam o complexo processo legislativo.
Esse trabalho no parlamento depende de um conhecimento das atividades legislativas possibilitando uma maior eficiência operacional e política.
Da mesma forma ocorre nas Câmaras Municipais que também exercem suas funções democráticas, legislativas e fiscalizatórias, com a busca da qualidade através de peculiares técnicas.
Para esse aperfeiçoamento do parlamento através da formação de seus agentes tem se verificado um fenômeno importante no âmbito do setor público: a instituição de escolas do Legislativo nas diversas câmaras municipais.
No interior do Estado, na macrorregião, temos escolas do Legislativo funcionando nas Câmaras Municipais de Ribeirão Preto, Pradópolis, Mococa, Jaboticabal, Araraquara e Franca, sendo esses órgãos integrantes da estrutura de seus respectivos parlamentos, subsidiando os vereadores, servidores e também realizando capacitações para a comunidade em geral.
Essas escolas, com o objetivo de fortalecer seus trabalhos e atuar de forma colaborativa, formaram a Rede das Escolas do Legislativo do Interior Paulista, potencializando a evolução dos serviços prestados pelas Câmaras Municipais com impacto no desenvolvimento da região.
Dentre as primeiras iniciativas da Rede das Escolas do Interior foi realizada uma ação de valorização das bibliotecas com a qualificação e doação de livros temáticos sobre o setor público.
A Rede das Escolas do Legislativo do Interior Paulista busca através da troca de experiências aprimorar as suas atividades e realizará conjuntamente cursos e eventos voltados aos agentes públicos e abertos para toda a população, para oferecer o conhecimento sobre o trabalho legislativo e da Administração Pública.
Com esta iniciativa de trabalho em rede é possível se dedicar sobre o Legislativo dentro dos aspectos da realidade regional, com as características próprias do interior paulista, com novas pesquisas, atividades educacionais e aprendizagens. Pelo interior se amplia o conhecimento, no âmbito das Câmaras Municipais e da cidadania.