A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), lançou nesta quinta-feira, 1º de agosto, seu novo portal. Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimentos Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), tem como uma das principais novidades o fato de ser mais “responsivo” – que envolve ou contém respostas.
Na prática, significa que o site foi criado para se adequar a plataformas mobile, adaptando o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao das telas em que estão sendo exibidos, como as de celulares e tablets. Segundo os idealizadores do novo formato, serão necessários menos cliques, mais interatividade e mais agilidade com o foco no mobile (mobaiul).
Ou seja, no celular qualquer pessoa poderá acessar todo o conteúdo e serviços da prefeitura com muito mais facilidade. Nesta primeira etapa, foram privilegiados os serviços online e o atendimento ao cidadão. Em poucos movimentos, o cidadão tem várias opções para ser atendido com agilidade pelo poder público.
O munícipe também pode consultar seus débitos fiscais, como do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), emitir o boleto para pagamento ou simplesmente copiar o código de barras para pagar no aplicativo de seu celular, em poucos segundos.
Dados divulgados pela Coordenadoria de Comunicação Social revelam que, no ano passado, 1,2 milhão visitantes acessaram o site do governo e que foram visitadas 479,4 milhões de páginas do portal. Deste total, 14% pelo sistema Android e IOS. Neste ano, até o mês de julho, foram 653 mil visitantes totalizando 1,8 milhão páginas visitadas.
Participaram da solenidade de lançamento, realizada na Sala dos Espelhos do Theatro Pedro II, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), o presidente da Coderp, Aurílio Sérgio Costa Caiado, secretários e autoridades locais. O chefe do Executivo destacou que este é um passo para a cidade se tornar mais inteligente na plenitude de oferecer tecnologias mais fáceis e rápidas para todos os cidadãos.
“Temos no site desde uma informação da prefeitura, como também uma forma de você obter mais facilidades para consultar seus processos, pagamentos por código de barra. Uma ferramenta com tudo o que hoje encontramos no que tem de mais tecnologia para as pessoas poderem utilizar, além de permitir uma interação maior com a população”, disse.