Ribeirão Preto recebe nesta quinta-feira, 1º de agosto, o 4º Seminário Internacional de Criminologia, que tem como tema central, nesta edição, “Crime e trajetórias de vida”. O evento é gratuito, ocorre durante todo o dia no auditório principal da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo (USP). Como o Brasil não possui graduação em Criminologia (oferecida apenas como disciplina do curso de Direito ou em cursos de pós-graduação), o evento é importante para meio acadêmico, por reunir profissionais do Brasil e de outros países, que apresentam o resultado de seus mais recentes estudos.
Neste ano, a palestrante convidada internacional é a portuguesa Raquel Matos, doutora em Psicologia pela Universidade do Minho e professora associada na Universidade Católica Portuguesa. Ela está em Ribeirão Preto desde segunda-feira, 29 de julho, e na noite de terça-feira (30), fez uma palestra na sede da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RP), sobre “Gênero, Criminalidade e Reclusão: Trajetórias criminais femininas e experiências de mulheres no sistema prisional português”.
Além de apresentar detalhes da metodologia utilizada em sua pesquisa, ela falou sobre alguns resultados deste trabalho: as mulheres representam apenas 6,4% da população nas prisões portuguesas e, dentre esse percentual, a maioria têm filhos, estão em prisão preventiva (25,4%) ou são estrangeiras (20,7%). Os principais crimes cometidos são contra a propriedade (32%) ou tráfico de drogas (26%). São poucos os presídios femininos, em Portugal: três em Lisboa, um no Porto e outro no Sul do país. Eles são preparados para receber detentas grávidas e seus filhos até os três anos.
Nesta quinta-feira, durante o IV Seminário Internacional de Criminologia, na USP, a conferência de Raquel Matos tem os jovens como foco “Do conflito à participação social juvenil: oportunidades e desafios para a reintegração de jovens com trajetórias de risco, delinquência e punição”. A apresentação dela, das 9h30 às 11h30, será a primeira do evento. Também vão participar do seminário para apresentar os resultados de seus trabalhos outros cinco respeitados profissionais. Gabriel de Santis Feltran, Eduardo Saad-Diniz, Maria Cristina Pellini, Aline Thaís Bruni e Márcia Andreia Mesquita Silva da Veiga.