Tribuna Ribeirão
Cultura

Instituto Ribeirão 2030 lança Prêmio Jornalístico ‘Nicola Tornatore’

Jornalista atuou na mídia impressa por mais de 30 anos, entre eles o Tribuna, onde trabalhava quando faleceu

O Instituto Ribeirão 2030 abre nesta sexta-feira (26) as inscrições para a primeira edição do Prêmio Jornalístico Nicola Tornatore, em homenagem ao historiador e jornalista ribeirão-pretano que atuou na imprensa local por três décadas. Ele morreu em junho de 2018, aos 52 anos. Poderão concorrer reportagens que abordem os seguintes temas: corrupção, transparência, ineficiência no uso de recursos públicos e controle social no município de Ribeirão Preto.

As reportagens deverão ter sido publicadas entre 10 de abril e 10 de setembro em um veículo de comunicação do município. Estudantes de jornalismo também podem participar, com conteúdos utilizados em veículos universitários ou como trabalho de conclusão de graduação.

O(s) autor(es) da reportagem vencedora será premiado com R$ 1.000,00, o segundo colocado com R$ 500,00 e o terceiro receberá um dispositivo e-reader Kindle. Na premiação, que ocorrerá na segunda quinzena de setembro em data a ser definida, será realizado um debate sobre controle social e combate à corrupção.

Todas as reportagens serão analisadas por uma comissão julgadora, composta por sete integrantes: coordenadores (ou professores por eles indicados) dos cursos de graduação em jornalismo da Barão de Mauá, Unaerp e Estácio de Sá; dois integrantes do Instituto Ribeirão 2030 e dois membros do Comitê de Transparência de Ribeirão Preto.

“Esse prêmio é um orgulho para mim e para meu pai, que sempre batalhou pelo jornalismo investigativo em nossa cidade. Uma forma de relembrar sua atuação e incentivar que mais reportagens aprofundadas sejam publicadas”, afirma Hugo Tornatore, filho de Nicola,  que foi homenageado com um troféu em 2018 pelo Instituto.

O Instituto Ribeirão 2030 é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, que em abril de 2018 firmou um pacto com a ONU (Organização das Nações Unidas) para diagnosticar e promover ações locais relacionadas aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Uma das frentes de atuação é o ODS 16, que tem metas de “reduzir substancialmente a corrupção e o suborno”, “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes” e “garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa”, princípios norteadores do Prêmio de Jornalismo Nicola Tornatore.

“É importante incentivar a produção do jornalismo investigativo. Essa é uma das áreas da imprensa que, quando comprometida, colabora com a consolidação de uma sociedade esclarecida. E isso sempre será positivo”, afirma Adriana Silva, superintendente do Instituto Ribeirão 2030.

Nicola Tornatore trabalhou por três décadas no jornalismo, atuando em veículos como os jornais A Cidade e Tribuna. Ele morreu vítima de parada cardiorrespiratória. Meses antes, publicou no jornal Tribuna uma série de reportagens sobre os supersalários pagos pela Câmara de Ribeirão Preto.

Ele também é autor de livros como “Crimes na Pequena Paris”, “Adelaide: A história da parteira de 12.630 bebês”, “RMRP – A História da Região Metropo­litana de Ribeirão Preto” e “A Origem das Cidades”.

O formulário de inscrição e a íntegra do regulamento do prêmio estão disponíveis em: www.ribeirao2030.com.br/premio-nicola-tornatore.

Postagens relacionadas

Live vai arrecadar cestas para asilo

Redação 1

Abertas as inscrições para o Prêmio Recall

Redação 1

Projeto suspende atividades em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com