O deputado federal Geninho Zuliani (DEM) esteve em Ribeirão Preto na quinta-feira, 18 de julho, e visitou o Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto (Hospital Mater) para anunciar a liberação de repasse no valor de R$ 300 mil, resultante de emenda parlamentar de sua autoria. Ele estava acompanhado do vereador Fabiano Guimarães (DEM).
O valor irá auxiliar o hospital na compra de cinco aparelhos, dois ventiladores pulmonares eletrônicos, microprocessador, um medidor de icterícia digital, um aparelho de anestesia, um refrigerador horizontal CI 3D e um monitor de alta resolução para diagnóstico.
“Essa verba irá beneficiar milhares de pessoas que realizam tratamento na instituição que atende Ribeirão Preto e outros municípios”, disse o deputado. O Hospital Mater é gerenciado pela Fundação de Amparo e Ensino a Pesquisa (Faepa) por meio de contrato com a Secretaria de Estado da Saúde.
É uma das instituições que participam de ações desenvolvidas no âmbito do denominado complexo de saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), que conta com o Hospital das Clínicas e a própria Faepa.
Também na quinta-feira (18), em Ribeirão Preto, o governador João Doria (PSDB) assinou o documento de posse de uma área municipal localizada atrás da Mater, no bairro Quintino Facci II, na Zona Norte. No local, o governo estadual implantará o Ambulatório Médico de Especialidade da Mulher (AME Mulher).
O objetivo é reforçar o conceito de hospital referência da mulher, nos mesmos moldes do Pérola Byington, em São Paulo – a unidade já tem capacidade técnica, pois no ano passado recebeu investimentos de R$ 27 milhões para aquisição de equipamentos e ampliação de ambulatórios. O hospital atende os 26 municípios que integram o Departamento regional de Saúde 13 (DRS-XIII), cobrindo um público alvo estimado de 1,4 milhão de habitantes.