Tribuna Ribeirão
Cultura

Cia. Minaz oferece oficinas gratuitas

CLAUDIO FRATESCHI

Entre esta sexta-feira, 19 de julho, e dia 26, a Cia. Minaz pro­moverá uma semana de oficinas gratuitas direcionadas a can­tores, regentes, profissionais e estudantes de música, reunindo grandes nomes do cenário artís­tico de Ribeirão Preto e do Bra­sil. Serão realizadas no Teatro Minaz, na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, na Zona leste de Ribeirão Preto.

As inscrições para as sete ofi­cinas podem ser feitas no site da Cia. Minaz (www.minaz.com. br). As atividades começam com a “Oficina de técnica de regência coral”, no dia 19, com a maestri­na e criadora da Cia. Minaz, Gi­sele Ganade. No encontro serão passadas técnicas para regentes, monitores de corais e coralistas interessados em se aprimorar.

O maestro Abel Rocha, mi­nistrará no dia 21, duas oficinas, sendo no período da manhã um encontro sobre “Regência coral”, direcionada a regentes, monito­res e coralistas onde será traba­lhada a interpretação e execu­ção de duas peças de repertório coral, uma sacra e um madrigal ambas do compositor Willian Byrd (1543-1623)..

No período da tarde, Abel traz a “Oficina de vozes”, com o trabalho focado na interpretação de conjuntos de ópera e câmara com repertórios dos cantores. As oficinas “Técnicas de ensaio” e “Aula de percepção para can­tores de coro” serão ministradas pelo maestro Mítia D’acol, nos dias 22, 23 e 24 de julho.

Na primeira oficina, Mítia apresentará técnicas de organi­zação e realização de ensaios en­focando atividades, análise das partituras, escolha de repertório e dinâmica de ensaio. A segunda oficina é focada para cantores de coro, aplicando exercícios de percepção voltados para o de­senvolvimento de uma leitura musical mais rápida.

Os exercícios serão focados nas habilidades de consciência funcional, audição, entonação e memória musical. Os amantes da expressão corporal e dança também têm espaço. No dia 25, Fernanda Sáfadi, da Cia. Cisne Negro de Dança, realiza a ofici­na “Percepção corporal”. Traba­lho da sensibilização corporal explorando o espaço físico e as sensações internas na movi­mentação, serão as atividades propostas aos participantes

Dias 25, 26 e 29 de julho, o instrumentista Ruy Deutsch, propõe um passeio pela história com a oficina “Música, história da arte e nós – uma visão do humano, da arte e da sociedade”. No encontro, Rui e os partici­pantes viajarão pela história da arte, da música e do Homem abordando conceitos básicos, suas origens (etnológicas) e a trajetória rumo à Era Cristã; seus desdobramentos na Idade Média e Idade Moderna. Aulas com conteúdos audiovisuais.

Postagens relacionadas

Museu Casa de Portinari tem programação com música caipira no coreto da praça Martim Moreira, em Brodowski (SP)

William Teodoro

Morre Ubirany, um dos fundadores do Fundo de Quintal, vítima de covid-19

Redação 1

Espetáculos, intervenções, oficinas, bate-papo e cabaré agitam o mês de outubro do BR Circus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com